Nova Iguaçu: do caos à ordem pública nos quatro anos de Governo Bornier

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Secretário de Defesa Civil e Ordem Urbana Luiz Antunes se diz satisfeito com os resultados obtidos

A Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública de Nova Iguaçu, comandada pela terceira vez por Luiz Antunes, realizou nos últimos quatro anos um trabalho intenso de resgate do ordenamento urbano e acessibilidade no centro comercial da Cidade e regiões periféricas.
Locais como a Praça Rui Barbosa e Avenida Governador Amaral Peixoto (calçadão) foram encontrados pela atual gestão entregues ao caos e a desordem. Ambulantes de diversos municípios, e até mesmo de outros países, ocupavam o espaço de forma irregular e desordenada, tornando o local intransitável. Por outro lado, lojistas faziam a exposição de mercadorias em locais indevidos, dificultando o trânsito de pedestres, principalmente dos deficientes físicos. Além de mais de 50 trailers e barracas irregulares que também foram retirados.
>> Caráter educativo – Nos últimos anos, através de um trabalho educativo e não punitivo comerciantes e camelôs passaram a respeitar as leis e seguir as orientações passadas pela secretaria. Com isso, toda população foi beneficiada, se restabeleceu o direito de ir e vir, impulsionando a economia local. Hoje, não só na Praça Rui Barbosa, mas em todo centro comercial de Nova Iguaçu, a secretaria tem trabalhado com foco na ordem e na acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
“Há quatro anos assumimos a pasta e encontramos uma cidade mergulhada em completa desordem urbana, com centenas de barracas do comércio informal além da exploração por parte dos lojistas do passeio público com o argumento de que estavam protegendo a entrada de suas lojas. Eles causavam com essas ocupações irregulares, um caos na circulação da população em geral e um completo impasse no acesso das pessoas portadoras de deficiência física. Como a cidade sempre teve vocação para atividades de comércio e serviços, ficou claro que não havia expectativa de crescimento, uma vez que a ocupação indevida se dava principalmente por ambulantes que vinham de outros municípios e países como Chile, Angola, China, para citar alguns”, afirmou o secretário Luiz Antunes.

Ordem Urbana e Defesa Civil em trabalho conjunto

A atuação da secretaria não se restringiu ao centro comercial. Houve também um intenso trabalho de remoção de carcaças de automóveis, barracas fixadas irregularmente no solo e trailers que impediam o livre acesso causando transtornos a população dessas regiões. Mais de 500 obstáculos foram retirados. Além disso, a secretaria atuou também de forma contundente no amparo de animais vítimas de abandono e maus tratos, resgatando os de grande porte (eqüinos e bovinos), que transitavam livremente em vias públicas e provocavam risco de acidentes, além de socorrer os que eventualmente foram vitimados. Outro trabalho importante realizado pela secretaria foi o de captura e retirada de enxames de abelhas, uma vez que, no passado, já houve, na Cidade, histórico de óbitos de pessoas e animais vítimas de ferroadas da espécie.
Durante as fortes chuvas que castigaram a cidade de Nova Iguaçu, no ano de 2013, a Defesa Civil também atuou de forma eficaz no socorro à população, através do Plano Verão, retirando-as das áreas de risco e as encaminhando para programas como o aluguel social de emergência, além de realizar mais de 30 mil atendimentos de liberação de FGTS em convênio com a Caixa Econômica Federal, à população atingida. Na ocasião, foi declarado Estado de Emergência. Após essas medidas, a secretaria realizou centenas de vistorias técnicas nas residências, expedindo laudo e garantindo o retorno de famílias aos seus lares de forma segura.
“Ao assumir a pasta em 2013 encontramos a cidade sem nenhum projeto de orientação e planejamento das atividades do sistema de Defesa Civil. Além disso, todos os rios que cortam a cidade estavam assoreados, esgotos, bueiros e bocas de lobo de vias públicas entupidos. Por isso a cidade sofreu as consequências. A partir daí trabalhamos em parceria com diversos órgãos da prefeitura e realizamos a desobstrução de rios, canais, servidões públicas e esgotos, permitindo o escoamento do fluxo pluvial mesmo intenso. Desde 2013 não houve mais registros de Estado de Calamidade por conta das chuvas. Estou deixando um plano de contingência pronto à disposição do próximo gestor da pasta” afirmou Antunes.

Avaliação e agradecimento pelas realizações na gestão

“Estamos com a sensação de dever cumprido por ter consciência que trabalhamos incansavelmente a favor dos iguaçuanos. Agradeço em primeiro lugar a Deus e também ao prefeito Nelson Bornier, que pela terceira vez me confiou uma das secretarias mais importantes de seu governo. Sou grato também a nossa equipe que não mediu esforços para dar suporte a população no que foi preciso. Esperamos e torcemos que a próxima gestão, mantenha nosso ritmo de trabalho e conserve tudo aquilo que construímos, como por exemplo as 80 vagas em quatro bicicletários espalhados pelos bairros, em parceria com a iniciativa privada. Agradeço a cada cidadão iguaçuano pelo carinho e confiança em nosso trabalho realizado com dignidade”, completou o secretário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!