Nova Iguaçu ganha hoje sua 1ª Companhia Integrada de Polícia de Proximidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A unidade da PM vai funcionar em uma área de 1.400 metros quadrados, na Rua Tabelião Maurício Costa, ao lado da antiga delegacia (52ªDP) Foto: Thiago Loureiro
A unidade da PM vai funcionar em uma área de 1.400 metros quadrados, na Rua Tabelião Maurício Costa, ao lado da antiga delegacia (52ªDP)
Foto: Thiago Loureiro

A Prefeitura e o comando do 20ºBPM (Mesquita) inauguram hoje, às 15h, a 1ª Companhia Integrada de Policia de Proximidade (CIPP). A unidade da PM vai funcionar em uma área de 1.400 metros quadrados, na Rua Tabelião Maurício Costa, ao lado da antiga delegacia (52ªDP), com 120 homens, 16 viaturas, reforçando o policiamento no centro da cidade, beneficiando cerca de 100 mil pessoas.
A CIPP, que será coordenada pelo 3º Comando de Policiamento de Área do 20º BPM, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura com a Polícia Militar, e é um projeto de lei do vereador Carlinhos Presidente.
Visando a segurança no município, a Administração Municipal investiu em outras parcerias com a Polícia Militar. Dez viaturas sofreram reparos e uma área no Bairro Marapicu foi viabilizada para a construção de um batalhão. Além disso, a Prefeitura cedeu uma área e fez obras de reforma do prédio onde funciona a Companhia Destacada de Polícia Militar do Bairro Cerâmica.
“Segurança pública é competência do governo estadual, mas a Prefeitura é parceira e está sempre pronta para ajudar. Estamos contribuindo para melhorar a segurança no município”, disse o prefeito Nelson Bornier.
A Companhia Integrada de Polícia de Proximidade terá recepção, alojamento, cozinha, refeitório, sala para guardar materiais e três salas de comando, além de uma área interna para estacionar as viaturas.
Christiano Dantas explicou que o 20 BPM conta atualmente com 984 policiais para cobrir Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, cuja população soma mais de 1 milhão de habitantes. O comandante frisou que a parceria da Prefeitura é fundamental, pois possibilita que a PM aumente o policiamento em diversos bairros.
“Estamos combatendo a criminalidade diariamente e a CIPP irá facilitar o nosso trabalho, pois ganharemos mais mobilidade e agilidade. Já estamos colhendo os frutos desse trabalho, pois depois que implantou a Companhia na Cerâmica, o índice de roubo diminuiu 35%”, finalizou.
Em março deste ano, a Prefeitura inaugurou o Centro de Operações de Nova Iguaçu (Conig), que monitora 24 horas por dia o cotidiano de diversas ruas da cidade, com o apoio de diversos órgãos como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Através das 76 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Nova Iguaçu, além de imagens captadas pelas câmeras da Polícia Militar, todas as informações em tempo real são interconectadas para visualização, monitoramento e análise na Sala de Controle, em um telão composto por 14 telas de Vídeo Wall, de 55 polegadas cada, facilitando assim a atuação da Polícia em caso de alguma ocorrência de furto, roubo ou assalto.
Cinquenta profissionais se revezam em dois turnos por dia no monitoramento da Cidade. Em caso de ocorrência, é possível acionar rapidamente os órgãos competentes para cada tipo de situação.
Com a inauguração da 1ª Companhia Destacada da Polícia Militar, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), transformou ontem em mão dupla trecho da Rua Dr. Paulo Fróes Machado, entre as ruas Capitão Gaspar Soares e Coronel Alfredo Soares. O objetivo é possibilitar a agilidade de locomoção das viaturas da Polícia Militar, além de melhorar a circulação viária da região.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!