
A Prefeitura de Nova Iguaçu e o comando do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM) inauguram hoje, às 15h, a 4ª Companhia Destacada de Polícia Militar, em Marapicu. A nova unidade, construída e equipada com recursos do governo municipal, na Estrada Abílio Augusto Távora, vai cuidar da segurança da população dos bairros localizados ao longo da antiga Estrada de Madureira com um efetivo de 125 homens e 12 viaturas. Além do novo destacamento, o corredor da Estrada de Madureira tem ainda agregado ao policiamento da região os DPOs de Cabuçu, Comendador Soares e km 32, além do GAT (Grupo de Apoio Tático), o FAT (Força de Ação Tática) e o Comando sobre Rodas do 20º BPM.
A entrega da nova Companhia faz parte de uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com a Secretaria de Segurança Pública para ajudar o Governo do Estado a reduzir os índices de criminalidade na cidade.
Na sexta-feira passada, a Prefeitura inaugurou também a 1ª Companhia Destacada da PM, da mesma forma, construída e equipada com recursos municipais na Rua Tabelião Murilo Costa, ao lado da antiga 52ª DP. O seu efetivo de 154 homens e 16 viaturas já está reforçando o policiamento do Centro da cidade e bairros vizinhos, beneficiando cerca de 100 mil pessoas.
O secretário municipal da Defesa Civil Ordem Pública, Luiz Antunes, lembrou que o prefeito Nelson Bornier não tem medido esforços no sentido de colaborar com o 20º Batalhão na questão da Segurança Pública. “O governo Bornier vem, efetivamente, apoiando e construindo todos os meios possíveis e necessários para que a Polícia Militar possa trabalhar com mais recursos na repressão à criminalidade em Nova Iguaçu”, explicou Antunes.
O secretário lembrou que desde o início do atual governo, a Prefeitura construiu, equipou e entregou ao Governo do Estado outras unidades, como a 3ª Companhia Destacada de Polícia Militar da Cerâmica e os DPOs de Cabuçu, km 32, Tinguá, Vila de Cava, Miguel Couto e Jardim Tropical.
Ainda de acordo com Antunes, a Prefeitura inaugurou em março, o Centro de Operações de Nova Iguaçu (Conig), que monitoriza, 24 horas por dia, a cidade, através de 76 câmeras espalhadas de forma estratégica. O Conig é integrado a 14 órgãos, incluindo a Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. As imagens, capitadas em tempo real, também ajudam a polícia a combater a criminalidade na cidade.
“Já instalamos também uma torre blindada, de cabine dupla, na Cacuia, em Austin. Até à próxima semana estaremos entregando outra cabine da PM no bairro da Prata. Não obstante, o governo Bornier já recuperou também mais de uma dezena de viaturas da PM”, observou Antunes, frisando que todo o complexo de segurança implantado na cidade, com apoio da Prefeitura, cobre áreas estratégicas da cidade, com envolvendo de cerca de 500 homens.