Nova Iguaçu intensifica vacina contra febre amarela

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Prefeitura de Nova Iguaçu deu início ontem à vacinação contra a febre amarela na cidade. A medida é para imunizar moradores e turistas que frequentam a Reserva Biológica de Tinguá e foi adotada por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, após confirmação da morte de um macaco infectado pelo vírus naquela região, no dia 28 de novembro.
Segundo a prefeitura, no mesmo dia, o animal foi encaminhado para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que liberou o resultado um mês depois com atestado positivo para doença. A prefeitura informou que os postos de saúde das localidades de Rio d’ouro, Jaceruba, Tinguá e  Adrianópolis, também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 17h. A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que disponibilizou um reforço de 100 mil doses da vacina para a cidade, que informou ter a taxa de vacinação em 24,1%.
Na quinta-feira (4), agentes da Secretaria Estadual de Saúde se reuniram com a Prefeitura de Nova Iguaçu para oferecer apoio e intensificar a vacinação contra a febre amarela na região de Tinguá. De acordo com a secretaria, a prefeitura garantiu que tem estrutura suficiente para reforçar a vacinação no local e informar à população sobre o risco da doença em áreas de mata.
Entre as medidas para evitar contaminação pela doença, equipes de saúde voltarão às residências de moradores da região para reforçar a importância da imunização e farão um cadastro para visita aos postos.
Na sexta-feira (5), equipes da Superintendência de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu (Suvam) começaram uma pesquisa entomológica na região de Tinguá, colhendo amostras de mosquitos para realização de exames que poderão constatar ou não se há contaminação de febre amarela.
As ações serão associadas a visitas domiciliares de agentes de epidemiologia que passarão a ser quinzenais, e não mais bimestrais, como estabelece o Ministério da Saúde. Nas visitas, as equipes aplicarão larvicida e darão orientações sobre prevenção.
Dia de maior fluxo de turistas no local, nos domingos duas tendas, do projeto Verão Tinguá, serão instaladas em pontos estratégicos, nas principais entradas e saídas, onde os visitantes receberão, das 7h às 19h, informações de campanhas educativas sobre a febre amarela.

Epidemia é descartada

Apesar das medidas, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu afirma que não há epidemia de febre amarela na cidade e que nenhum outro primata foi encontrado morto na região após o dia 28 de novembro. A secretaria também ressalta que, apesar da inexistência de casos confirmados da doença em seres humanos, desde março de 2017 a cidade realiza ações contra a febre amarela. A última campanha ocorreu no dia 9 de dezembro.
No dia 20 do mesmo mês, Nova Iguaçu reforçou o plano de contingência com barreira epidemiológica, conforme as normas ambientais, utilizando carros fumacês na região da mata. Essas ações, segundo a administração municipal, ocorrem diariamente na região.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!