Nova Iguaçu lança contrato de concessão do transporte coletivo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O Prefeito Nelson Bornier informou que  mesmo sistema será implando no transporte alternativo  Foto: Alziro Xavier
O Prefeito Nelson Bornier informou que mesmo sistema será implando no transporte alternativo
Foto: Alziro Xavier

A partir da próxima segunda-feira (14) ônibus de 83 linhas de Nova Iguaçu começarão a circular com pintura padronizada. O novo contrato de concessão do transporte coletivo foi lançado oficialmente ontem durante cerimônia no Sesi da cidade. As frotas, que totalizam 454 coletivos, serão operadas pelos consórcios Reserva de Tinguá e Reserva do Vulcão. O processo está em fase inicial e o prazo de adequação é de seis meses para 50% dos coletivos e um ano para 100%.
A mudança visual tem o objetivo de facilitar a identificação pelos usuários e a fiscalização da prefeitura municipal, além de oferecer mais conforto para a população. Sete empresas formam os dois consórcios. A Reserva de Tinguá (Área I) ficou com a Vera Cruz, Linave, São José e Mirante. A Reserva do Vulcão (Área II), com a Vera Cruz, Expresso Nossa Senhora da Glória, Brazinha e Nilopolitana. As linhas licitadas não são fixas. Elas podem ser reduzidas ou ampliadas, se houver necessidade. Vão circular veículos com idade média de cinco anos. Este número pode, também, aumentar ou diminuir. Antes, as empresas só tinham permissões, agora são concessões.
“Nova Iguaçu é o primeiro município da Baixada Fluminense a implementar o novo sistema. Estamos cumprindo mais essa etapa exigida pelo Ministério Público há muitos anos. Não foi uma licitação simples, o trabalho foi árduo até que saísse o edital que atendesse, principalmente, o Tribunal de Contas. Foram seis meses para ser tramitado. Hoje, estou satisfeito. Nova Iguaçu passou a ser espelho para dar embasamento aos demais municípios”, comemora Nelson Bornier.
O Prefeito destacou ainda que o mesmo sistema será implantado no transporte alternativo. “Agora o trabalho será organizado, pois os consórcios terão as suas obrigações parente o Município. Temos certeza que será um avanço para melhorar as condições dos passageiros. E esse mesmo sistema deverá ser adotado pelo transporte alternativo. Vamos ter que adaptá-los também. Chega de criar novas linhas, novos itinerários, fazerem o que querem. Já vamos iniciar esse estudo”, ressalta Bornier.
Rubens Borborema, Secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, também comemorou mais esse passo importante para a cidade. Ele informou que as empresas de ônibus de Nova Iguaçu atendem cerca de três milhões de passageiros por mês e que empregam duas mil e trezentas pessoas. “Os números são muito significativos, por isso precisamos desse sistema e melhorá-lo cada vez mais. O Ministério Público havia cobrado e o prefeito teve essa visão. Faremos divulgação com panfletos e banners para não pegar a população de surpresa. O que está em questão não é só a nova cor dos ônibus, mas sim uma melhor qualidade no serviço, com maior pontualidade e motoristas mais treinados”, destaca Borborema.
Francisco Carlos Félix, Presidente do Consórcio Reserva do Vulcão também comemorou a nova etapa. “Graças ao trabalho firme de Nelson Bornier, Nova Iguaçu se coloca, neste momento, junto a cidades modernas no quesito transporte urbano, com um sistema robusto e dinâmico. As empresas cresceram com o tempo e evoluíram as normas de exigências na qualidade do serviço. Trabalhamos com urgência para alcançarmos a modernidade. Inauguramos um novo futuro para a mobilidade de Nova Iguaçu”, diz Félix.

Acessibilidade
O subsecretário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa, foi conferir pessoalmente os novos ônibus e destacou o quesito acessibilidade. “Estão todos de parabéns, O Prefeito Nelson Bornier e a Secretaria de Transportes, na pessoa do Secretário Rubens Borborema, que sempre deu muita atenção nessa questão. Essa é uma nova forma de mobilidade para todos, trazendo direito e segurança para os passageiros. Estou vendo aqui uma igualdade de condições para a pessoa com deficiência. Ver o botão do elevador funcionando é trazer a dignidade da pessoa com deficiência. Ver que eles pensaram no banco do acompanhante da pessoa com deficiência é a certeza do caminho certo”, destaca Valnei.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!