
Seis veículos foram notificados ontem, durante operação realizada pelas ruas do Centro de Nova Iguaçu. O motivo: todos estavam estacionados em vagas destinadas à deficientes e idosos. A ação foi desenvolvida através da Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.
Durante dois meses, a cidade desenvolve a campanha nacional “Multa Moral – essa vaga não é sua nem por um minuto”. A ação coordenada pelo subsecretário municipal Valnei Costa, primeiro incentivou a mudança de comportamento entre os motoristas, visando a conscientização da vaga destinada ao uso exclusivo para deficientes ou idosos.
A campanha é permanente e será e cobrirá todo o município, com fiscalizações, multas e reboques. “Este é um avanço na cidade. Antes, os motoristas estacionavam nas vagas destinadas aos deficientes e idosos, e ficavam impunes. É preciso entender que o local só pode ser usado por quem tem mobilidade reduzida. Hoje multamos pela primeira vez, mas a maioria já sabia que a prática é uma infração de trânsito. Quem ganha com isso é a população”, avalia Valnei Costa.
Nos próximos dias, a Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na companhia de agentes de trânsito, fiscaliza a acessibilidade nos ônibus que circulam na cidade.