
Nova Iguaçu é a única cidade da Baixada Fluminense a receber a tocha olímpica e já está se preparando oficialmente para elaborar a cerimônia, que será realizada em agosto de 2016. O prefeito da cidade, Nelson Bornier (PMDB), assinou na segunda-feira (6), um termo de compromisso com a empresa organizadora do roteiro da passagem de um dos maiores símbolos dos Jogos Olímpicos pelas ruas do município.
Segundo Nelson Bornier uma comissão será montada para que a passagem da tocha olímpica pela cidade seja um marco na história do município. “Nova Iguaçu ganhará visibilidade em todo o Brasil em um evento esportivo mundial como a olimpíada no Rio de Janeiro. Iremos fazer uma grande festa para este momento ímpar. Toda população já está convidada a participar do evento”, disse.
Destacando o potencial da vila olímpica de Nova Iguaçu, Nelson Bornier enfatizou que o esporte abre caminhos para os jovens na sociedade. “Temos milhares de jovens inscritos em diversas modalidades como basquete, vôlei, handebol e atletismo, entre outras modalidades. Esse é o caminho para um dia tenhamos um atleta do município em uma Olimpíada”, argumentou.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, frisou que um dos fatores que contou para Nova Iguaçu ser escolhida para a passagem da tocha foi o histórico que a cidade tem no atletismo, organizando diversas corridas oficiais de rua. Além de Nova Iguaçu, foram escolhidas ainda no Rio de Janeiro as seguintes cidades: Angra dos Reis, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Macaé, Cabo Frio, Niterói e Rio de Janeiro. A Rota de Revezamento da tocha olímpica começará em maio de 2016, em Brasília, e passará ainda por Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul. O revezamento irá durar cerca de 100 dias.