
A Baixada Fluminense está representada no Primeiro Festival Internacional de Webséries do Brasil, que começa hoje e segue até domingo (8), gratuitamente, na Casa Porto, Zona Portuária do Rio de Janeiro. Os trabalhos das produtoras de Nova Iguaçu, Ovo Frito e Sujismundos participam do Rio WebFest 2015, que reúne 185 trabalhos concorrentes em mais de 30 categorias. As produções selecionadas ainda disputam a premiação em dinheiro de R$2000,00 para a Melhor Web Série Brasileira, U$500,00 para a Melhor Web Série Estrangeira e R$500,00 para o Melhor Vídeo Clipe.
De acordo com o diretor Leandro Corrêa, coordenador geral do evento, a proposta do festival é trazer para o Rio produtores de audiovisual estrangeiros. “A importância de um festival internacional de webséries no Brasil é conectar a produção brasileira audiovisual para Internet com o resto do mundo. A ideia é trazer produtores de audiovisual estrangeiros, para ao mesmo tempo conhecer o que fazemos e compartilhar seus vídeos com o nosso público. Atualmente temos mais de 150 séries inscritas, sendo que 70% delas são de produtores internacionais”, explica Leandro Corrêa.
O festival contará com a presença de convidados internacionais como os jurados: Joel Bassaget (blogger do jornal Liberatión.fr e anfitrião da revista online Hollyweb) e o sul coreano Young Man Kang (cineasta e responsável pelo K Web Fest); além de personalidades da Web nacional como os jurados: Guto Aeraphe (criador do portal Webseriados.tv – autor do livro Webséries – Criação e Desenvolvimento) e Otávio Albuquerque — (co-criador do canal do Youtube Rolê Gourmet, Coisas Que Nunca Vivi e ex-diretor da Tastemade no Brasil).
As séries inscritas no Rio Webfest 2015 também terão a chance de serem selecionadas automaticamente para festivais parceiros do evento no Rio, como o Roma Web Fest, Sicily Web Fest e Web Fest Montreal.
Comédia é tema de Ovo Frito e Sujismundos
A produtora Ovo Frito foi criada há mais de um ano pelos sócios iguaçuanos Wagner Ceulin e Wallace Damião. No Rio WebFest 2015 eles participam com a série “Qual é o seu problema?”, que será apresentada amanhã(7). A websérie relata as aventuras de Roger Davi Furtado, um rapaz que tem pequeno problema de se relacionar com as mulheres, até que surge uma figura feminina especial em sua vida.
A filmagem concorre na categoria Melhor Ator de Comédia. “Foi um trabalho árduo feito com muito pouco dinheiro e com um aprendizado constante. Fizemos uma pre-apresentação no festival e nem sabíamos se seríamos selecionados. Foi então que veio a grande surpresa. Fomos indicados para o prêmio de Melhor Ator de Comédia em um papel inusitado, que era para ser apenas uma ponta, interpretado por mim, o Pai Damião”, explicou Wallace. “O fato de ter uma indicação deste porte, junto a outros nove excelentes projetos, por si só já é nossa recompensa”, completa Wagner.
Criado em 2014, pelos amigos e moradores da Baixada, Humberto Assumpção e Alexandre Carvalho, o trabalho do Sujismundos disputa na categoria Melhor Elenco de Comédia com a websérie “Simplesmente V”. A história será apresentada no domingo (8) e fala sobre as aventuras de uma prostituta russa, que mora em Copacabana.
“A série trata de assuntos considerados taboos com extrema naturalidade revelando vários estereótipos, que atuam nas desconstruções de gênero (as prostitutas são interpretadas por homens e as travestis e trans por mulheres) e padrões de beleza (Veronika, a mulher mais desejada de Copacabana é interpretada por um ator de 170kg)”, relata Humberto. Além dele, estão no elenco, Juan Diaz, Reinaldo Patrício, Lucas Montandon (Mr. Brasil 2014), Patrícia Thomas,Gustavo Garcia, Emerson Matos, Maicon Carlos, Mikael Oliveira, Bruna Rios, David Alvarez, Silvinha Moiella, Aron Dadalt, Felipe Coelho e Berta Santos.
O festival acontecerá na Casa Porto – Largo São Francisco da Prainha, 4, Zona Portuária do Rio. Confira a programação completa pelo www.riowebfest.net
por Ana Paula Moresche
amoresche@jornalhoje.inf.br