
Foto: Alziro Xavier
Em Tinguá e Santa Rita já foram plantadas aproximadamente 21 mil mudas nativas da Mata Atlântica, durante uma medida compensatória da primeira etapa do Arco Metropolitano que liga Itaguaí até a Rodovia Washington Luís. Até o final de 2016, serão plantadas 10.000 árvores através do projeto “Nova Iguaçu mais Verde”, da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham).
O plantio já foi realizado nos bairros Jardim Tropical, Santa Eugênia, Moquetá, Vila Nova, Califórnia, Engenho Pequeno, Miguel couto (corredor esportivo), Posse (Estr do Ambaí), Jardim palmares, Rodilandia, Jardim Iguaçu, Danon, Vila de Cava, Centro da Cidade, Monte Líbano, Comendador Soares, Morro da Moenda, Parque Royal, Parque dos Artistas, Jardim da Viga (Parques), Cabuçu, Jardim Guandu (KM32), Tinguá (Estr. Boa Esperança), dentre outros.
Para manter a arborização em passeio sem conflitos preservando a árvore, a prefeitura conta com o serviço de poda e já realizou a atividade em 2.400 árvores, sendo priorizado os locais de grande concentração e tráfego de pessoas, evitando-se acidentes com a queda de galhos necrosados. A poda em árvores libera ainda a iluminação pública, melhorando a segurança da população. E não foi só nessa área que houve reflorestamento. O governo municipal pretende ainda plantar 154.728 espécies arbóreas, em Santa Rita, na Serra de Madureira e no Parque Municipal Natural de Nova Iguaçu.
Apesar de todo o plantio em prol do Meio Ambiente, algumas ações criminosas e isoladas de vandalismo contra o meio ambiente ocorrem na cidade. Os moradores e comerciantes de Nova Iguaçu podem fazer a sua parte denunciando atos de vandalismo, buscando amenizar os impactos causados. O flagrante pode ser denunciado com uma foto da ação, que deve ser enviada com o endereço para o e-mail sav.pcni@gmail.com, pelos telefones: 2666-4960/2666-49661 ramal 165 ou diretamente na sede da Semuham, na Rua Athaíde Pimenta de Morais, nº 528, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A denúncia pode ser anônima e todas as providências serão tomadas pela Prefeitura.
A SEMUHAM considera também fundamental que a população adote a planta, já que, uma árvore precisa de cerca de cinco anos para se estabelecer. O trabalho é gratuito e os interessados podem solicitar o serviço através dos telefones: 2666-4960/2666-49661 ramal 165. A SEMUHAM oferece ainda palestras sobre educação ambiental, que também podem ser solicitadas gratuitamente, por escolas, associações de moradores e grupos interessados pelo assunto.