Nova Iguaçu recebe grande Festa Literária

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Dia 11 de agosto (sexta-feira), a partir das 9h, acontece, em Nova Iguaçu, uma grande Festa Literária no Colégio Estadual Arruda Negreiros, no bairro Santa Eugênia. O evento integra o fim de um ciclo de atividades do V nas Escolas, um projeto resultante do edital da primeira Feira Favela Criativa da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro patrocinada pela Light.

O evento contará com ações de circo, cinema, além de atividades relativa à dança, à literatura e à cultura digital. Para a criadora da iniciativa Janaína Tavares a Festa Literária é uma oportunidade de promover um grande encontro entre os atores culturais da cidade e da região com os educadores locais. “Vamos mostrar aos professores que eles podem colocar poetas vivos na sala de aula, além de estimular o debate contra o preconceito de manifestações artísticas como o funk, o rap ou o grafite”.

Entre os convidados estão os coletivos de saraus da região e o cantor de funk de mensagem Mano Teko, também fundador do Sarau Apafunk, que inspirou o surgimento do V. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

Inspirada pelo Sarau Apafunk (Associação dos Profissionais e Amigos do Funk), a estudante de Letras Janaína Tavares trouxe o Sarau V para Nova Iguaçu em 2013. A ideia era minimizar a violência urbana e ocupar os espaços com cultura, arte e debates políticos. O Sarau V também colocou a Praça dos Direitos Humanos no mapa cultural da cidade, o que levou muitos coletivos a ocuparem aquele espaço, além de influenciar no surgimento de muitos outros Saraus e ações, como a “Batalha do Federa”, no bairro Valverde. Foram três anos de atividades intensas em espaços públicos da cidade até o surgimento de um novo desafio: a sala de aula.

Com o edital da primeira Feira Favela Criativa da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro patrocinada pela Light, o V nas Escolas começou a atuar em 2017 em três instituições: O Ciep Alberto Pasqualini, a Escola Estadual Area Leão e o Colégio Estadual Arruda Negreiros. As atividades incluíram oficinas de passinho, poesia e rap, rodas de conversa sobre poesia e feminismo, além de produção de saraus e escrita.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!