Médicos da rede municipal de Nova Iguaçu e representantes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) vão se reunir amanhã, às 12h, com o secretário Municipal de Saúde, Hildoberto Carneiro de Oliveira, na sede do órgão, quando será entregue a pauta de reivindicações da categoria. O documento foi elaborado durante a última assembleia realizada entre a Fenam e os médicos, no último dia 18.
As reivindicações são contra os atrasos salariais, as péssimas condições de trabalho, as demissões ocorridas em função de denúncias que os médicos fazem, além da solicitação para regularizar os vínculos trabalhistas. No município, existem dois tipos de vínculo – os médicos estatutários e aqueles que têm contrato temporário diretamente com a prefeitura, que é renovado anualmente. Para o diretor da Fenam, Jorge Darze, este último é irregular, pois toma o lugar de vagas que deveriam ser oferecidas através de concursos públicos.
Os servidores estatutários estão com os salários de dezembro e o 13°salário atrasados. Já os temporários, não recebem desde novembro do ano passado e também ficaram sem o 13°. A prefeitura de Nova Iguaçu, assim como a de Duque de Caxias, pagou o salário de janeiro antecipado. “Essa situação ainda é irregular, mas minimizou os efeitos da crise social. Nós queremos é saber quando serão quitadas e regularizadas todas as dívidas. Os contratos temporários não podem ser renovados indefinidamente. Isso é improbidade administrativa. A prefeitura precisa regularizar essa situação, urgentemente”, salientou Jorge Darze.
