Nova Iguaçu segue em Estágio de Atenção em decorrência da chuva forte

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nova Iguaçu permanece em Estágio de Atenção em função da forte chuva que atinge a cidade desde sexta-feira (4). Há pontos de alagamento em diversas regiões, mas sem maiores incidentes até o momento. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, apenas duas ocorrências foram registradas até as 9h30 deste sábado (5), ambas relacionadas a quedas de árvores no Centro e em Santa Eugênia. Não há registros de deslizamentos, mortos, feridos, desabrigados ou desalojados pela chuva.

O maior acumulado nas últimas 24 horas foi registrado no bairro Moquetá, na região central da cidade, com 97,2mm de chuva. Apesar do grande volume de água, o Rio Botas, principal rio de Nova Iguaçu, não transbordou. Neste momento, a maior atenção está voltada para a região de Tinguá em função da previsão de pancadas de chuva forte a muito fortes, principalmente na região serrana, que pode impactar o norte de Nova Iguaçu. Equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, de Ordem Pública, de Assistência Social e de Meio Ambiente e também do SAMU e do Corpo de Bombeiros permanecem de prontidão no local para atuar de imediato em caso de necessidade.

A Defesa Civil orienta que a população permaneça em locais seguros durante o período de chuva forte. A secretaria conta com o serviço Cell Broadcast, que envia alertas sonoros diretamente para os celulares, em tempo real, para regiões específicas da cidade com avisos e orientações sobre a situação climática. Um alerta severo para risco de deslizamentos e inundações será emitido caso o município avance para o Estágio de Alerta. Não há necessidade de cadastrar o número do smartphone para receber os avisos.

Além disso, é possível obter informações sobre o atual estágio climático da cidade via SMS. O objetivo é informar a população sobre eventuais riscos em caso de chuvas. Para se cadastrar, o morador pode enviar gratuitamente uma mensagem de texto para o número 40199 com o seu CEP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!