
A operação Calçada Limpa, realizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), completou um pouco mais de um mês com resultados positivos. Entre os dias 11 de março e 18 de abril, 829 veículos (entre carros, motos e caminhões) foram multados e 42 rebocados em vários pontos da Cidade. A ação continuará por tempo indeterminado.
Segundo a Subsecretária de Trânsito, Monitoramento e Segurança, Vanessa Ferreira, o trabalho da SEMTMU contra motoristas que estacionam nas calçadas sempre foi realizado, mas houve a necessidade de intensificá-lo. “Resolvi colocar os agentes diariamente nas ruas para combater essa prática e batizamos a operação de Calçada Limpa. Sabemos que o trabalho é árduo, complicado demais porque não há o respeito. Só que não vamos desistir. Calçada é lugar de pedestre e quem estacionar será multado sim!”, afirma Vanessa.
Estacionar veículo sobre a calçada ou faixa de pedestre, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Art. 181 / inciso VIII, é infração grave. Perde cinco pontos na carteira e paga multa de R$ 127,69; além de sofrer medida administrativa, ou seja, remoção do veículo. Em Nova Iguaçu, após ser rebocado, o veículo é encaminhados para o Depósito Público da Cidade, no bairro Botafogo.
Entre os bairros já atendidos pela SEMTMU estão Centro, Vila Nova, Prata, Califórnia, bairro Luz, Posse, Morro Agudo e Imperador. Outras localidades também serão atendidas em breve. “Estamos com uma demanda muito grande e vamos atendê-las na medida do possível”, garante a Subsecretária de Trânsito.