
O Calçadão iguaçuano irá receber um movimento diferente na tarde da próxima quarta-feira, dia 19, quando acontece a Parada do Livro de Nova Iguaçu. Crianças e jovens, leitores das bibliotecas comunitárias da cidade, estarão animando o centro comercial com fantasias de personagens literários, cantando, lendo poesia e distribuindo livros.
Além de uma animada caminhada para lembrar que o acesso à leitura é um direito de todos, a quinta edição da Parada do Livro marca o início de uma campanha para que os recursos aprovados na lei do PMLLLB – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas sejam efetivamente utilizados.
Nova Iguaçu foi o primeiro município do Estado a aprovar uma lei com dotação orçamentária para democratização da leitura. Entretanto, 2 anos depois as ações de curto prazo aprovadas na lei não saíram do papel. Dentre elas, as que preveem apoio a publicação de escritores locais, programas de distribuição de livros, modernização da biblioteca pública municipal, descentralização das ações literárias, publicação de editais.
A 5ª Parada do Livro de Nova Iguaçu tem início na esquina da Via Light com Rua Nilo Peçanha (concentração às 14h) e segue pelo Calçadão até a Praça Rui Barbosa. O evento é organizado pela rede de bibliotecas comunitárias Baixada Literária, coletivo de instituições sociais e culturais que possuem bibliotecas espalhadas por vários bairros da cidade.