Nova Iguaçu vai promover ‘Pedal Azul’ contra o câncer de próstata

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Para marcar o Novembro Azul, a Prefeitura de Nova Iguaçu e um grupo de ciclistas da cidade vão realizar, nesta quarta-feira (29), o ‘Pedal Azul’ de conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ele é segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. A concentração do evento, que pretende reunir cerca de 200 ciclistas, será às 19h, no Paço Municipal, no Centro.

Segundo Lúcia Luz, uma das idealizadoras do ‘Pedal Azul’ e representante da ONG do Amor, do Rio de Janeiro, que fabrica próteses mamárias de alpiste para mulheres em tratamento contra o câncer de mama, o intuito da ação é estimular a população masculina a superar a vergonha em relação ao assunto e cuidar da saúde. “Participo de vários projetos em Nova Iguaçu voltados às mulheres com câncer e vi a necessidade de falar mais sobre o câncer que mais afeta os homens. Eles falam muito pouco sobre isso. Precisamos alertá-los que eles também devem se cuidar pois o câncer de próstata mata”, ressalta Lúcia.

“A ideia é realizar um pedalaço pelas ruas do Centro chamando a atenção de toda sociedade para o diagnóstico precoce da doença, o que é muito importante, pois aumenta muito as chances de cura. Vamos aproveitar a atuação desses grupos que já promovem eventos ciclísticos pela cidade, aproveitar a organização deles, para levantar essa bandeira e falar sobre o assunto”, diz Fernando Cid, secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que também participa da organização do evento.

Ciclista há mais de dez anos, Weslei Oliveira da Silva, de 24 anos, é um dos atletas engajados na campanha. “O nosso foco é chamar a atenção dos homens sobre a importância da prevenção. Sabemos que muitos têm preconceito, pois acham que vão perder a masculinidade se tiverem que fazer o exame de toque retal, o que não é real. Precisamos desmistificar isso”, ressalta. Weslei é integrante do grupo Tinguá Bike Night, que realiza passeios ciclísticos por Nova Iguaçu, reunindo ciclistas da Baixada Fluminense e Grande Rio todas as terças e quintas-feiras, às 20h, com concentração em Vila de Cava. Hoje, o grupo conta com mais de 250 atletas.

Câncer mata 13,7 mil homens por ano

O Novembro Azul foi escolhido devido ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. É responsável por 61,2 mil novos casados todos os anos, assim como pela morte de 13,7 mil homens anualmente. No âmbito mundial, ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer mais comum na terceira idade.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!