
Fotos: Divulgação/ PMQ
Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Já os dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicam que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer, entidades médicas em todo o mundo iniciam em novembro a campanha “Novembro Azul”. E na Baixada Fluminense algumas cidades da região preparam uma programação especial.
Em Queimados, a programação começou na manhã de ontem com muita música e exemplos de superação. De acordo com a secretária municipal de Saúde (SEMUS) da cidade, Dra. Fátima Sanches, o câncer de próstata costuma demorar de 10 a 15 anos para ser detectado. “É muito importante que se faça o exame depois dos 40 anos. O primeiro a ser feito é o preventivo, através do recolhimento de sangue. O do toque retal que é mais difícil de se ter adesão só é pedido quando há sintomas. Procurem nosso Programa da Saúde do Homem e informem-se!”, destacou.
A ideia é que todos os órgãos municipais na cidade tenham em sua estrutura alguma das características que identifiquem a conscientização de prevenção do câncer de próstata contendo cartazes, panfletos, folders, camisas e laços azuis utilizados pelos funcionários e parceiros, iluminação noturna em azul, bolas de látex azul, ente outros.

Foto: Divulgação/PMDC
A próxima ação acontece na próxima quarta-feira (11), pela manhã, nas secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, devido ao grande quadro de funcionários do sexo masculino nos setores de limpeza e conservação.
Já no dia 16, das 9h às 13h, acontecerá o grande evento na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Quem passar pelo local poderá realizar recolhimento para exames PSA, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico, testes rápidos (HIV, hepatite, entre outros), consulta com urologista, atendimento de enfermagem em Saúde do Homem, além de orientação jurídica sobre paternidade responsável na adolescência, saúde do trabalhador, planejamento familiar e exposição dos direitos a Vasectomia, entre outros 20 serviços, contando com todos os programas de saúde da sec etaria. De acordo com o prefeito Max Lemos “O município é equipado para todos os exames em todas as fases da doença, desde a prevenção, com o PSA (este em qualquer unidade de saúde, exceto posto Fazendinha que interrompeu por falta de demanda), toque retal, até a ultrasonografia trans-retal com ou sem biópsia”, disse ele.
Os interessados no serviço podem procurar o Espaço Saúde do Homem, que fica anexo ao Cethid (Rua Onze, s/n, Vila Pacaembú), ou no Centro Médico da Pedreira, às segundas-feiras, a partir das 13h. O município também possui um espaço da Vigilância em Saúde, só para dar informações relacionadas à saúde do homem, como urologia, entre outros, que fica na Avenida Irmãos Guinle, n° 673 – Centro. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-5815.
Em Duque de Caxias, não existem tabus para o cuidado à saúde. No embalo do “Novembro Azul” a secretaria municipal de Saúde preparou ampla campanha de conscientização sobre a importância do acompanhamento urológico e do diagnóstico precoce da doença. Entre os dias 10 e 26/11, a equipe do “Programa do Homem” atuará junto à população masculina acima dos 50 anos, com a solicitação de exames de dosagem do PSA total/livre, de testes de glicemia capilar e com a verificação da pressão arterial.
Confira as datas e os locais das ações em Caxias:
10/11 e 12/11 – Policlínica de Duque de Caxias – 9h às 15h
17/11 e 19/11 – UPH Saracuruna – 9h às 15h
24/11 e 26/11 – UPH Parque Equitativa – 9h às 15h
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)