Revitalização abrange a sinalização de ruas e a arborização de praças e canteiros da vizinhança
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
O Shopping Nova Iguaçu ainda nem inaugurou, mas já mostra que trará muitos benefícios para a população vizinha do novo empreendimento. Localizado na Estrada Abílio Augusto Távora, no bairro da Luz, próximo ao centro do município, a nova construção será inaugurada na próxima quinta-feira (28), às 17h e está movimentando o bairro, inclusive com a revitalização de ruas e praças.
Além de oferecer atrações em diversas áreas, como gastronomia, lazer e compras,o novo espaço traz um legado que foi aprovado pela população. A Avenida Luz, que fica bem em frente ao shopping, também está ganhando nova visual, com a substituição da iluminação, sinalização e um canteiro central arborizado. A mudança foi bem recebida pelos moradores da região.
Também na Avenida Luz, entre as Ruas Luís de Camões e Antônio Vieira, está sendo construída uma grande praça de lazer com quadra poliesportiva, brinquedos infantis, bancos, mesas de xadrez e aparelhos de ginástica.
O pizzaiolo Daniel Fernandes, de 31 anos, é um dos moradores da localidade que aprovou a mudança. “Joguei muito futebol num campo de barro que tinha aqui onde está essa praça. Agora com a reforma, mais pessoas poderão desfrutar do terreno e ainda temos uma linda quadra pra continuar a jogar o nosso futebol. Se não fosse a construção do shopping aqui perto, não teríamos essa área de lazer com toda essa estrutura”, declarou o rapaz, elogiando a segurança no local. “Está melhorando muita coisa em nosso bairro, desde a segurança, iluminação pública até o transporte público”, afirmou.
Por sua vez, o pinto Carlos Alberto Neres, 42, garantiu que mesmo antes da inauguração a população já está desfrutando das novas instalações. “Agora as crianças podem brincar mais a vontade. A praça está bem iluminada e percebemos a presença de policiamento mais que antes. A verdade é que antes mesmo da inauguração podemos ver a mudança para melhor”.
Vizinha do shopping, a dona de casa Eliana Martins, 52, consegue enxergar os dois pontos de vista que a mudança trará. Ela diz que tem ouvido falar que aumentou o número de roubos na região, devido à visibilidade que o lugar ganhou. Porém, acredita que será no geral, o shopping será bastante benéfico, pois trará emprego e lazer para a região.
Valorização da região

O desenvolvimento proporcionado pela construção do Shopping Nova Iguaçu é maior do que parece. Ao caminhar pela região é possível ver que está muito diferente e mais bonita. A verdade é que o empreendimento tornou o bairro da Luz e adjacências em uma área de ampla expansão imobiliária, que já ganhou novos empreendimentos habitacionais desde o início das obras.
De acordo com a AEMDEC, consultora de serviços ambientais, oito novos prédios residenciais de luxo, duas torres comerciais e um hotel foram desenvolvidos por incorporadoras para atender a demanda de novos habitantes com alto poder aquisitivo.
“Sabemos a importância que um shopping center promove na valorização das áreas do entorno de onde estão localizados. O empreendimento do porte do Shopping Nova Iguaçu representa um alto padrão de consumo e, consequentemente, permite expandir também a comercialização dos espaços da região”, afirma Julio Ferrer, superintendente do Nova Iguaçu.
Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (ADEMI-RJ), quando o shopping foi lançado em 2014, o número de empreendimentos residenciais triplicou em toda a cidade e os comerciais, que vinham estagnados nos dois anos anteriores, teve um boom de crescimento, atingindo 79 novos negócios.
Inauguração
Após a inauguração do Shopping Nova Iguaçu, a população vai poder deixar de lado a curiosidade e conferir as 220 lojas, como Renner, C&A, Casa Bahia, Ponto Frio e Lojas Americanas, entre outras. A praça de alimentação oferecerá grande variedades gastronômicas com 35 operações e 5 restaurantes.
De acordo com a assessoria do shopping, a obra gerou cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, assim que for inaugurado, estima-se que mais 2,5 mil empregos sejam gerados com o funcionamento das novas lojas.
Por: Erick Bello