Com 40% das obras concluídas, começa a se tornar realidade um velho anseio dos moradores de Japeri e Queimados, na Baixada Fluminense, a ligação rodoviária entre os dois municípios, beneficiando uma população de 300 mil pessoas. O Governo do Estado, por meio do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem), vinculado à Secretaria de Obras, investe cerca de R$ 25 milhões no projeto.
As obras de infraestrutura preveem a construção de uma via de mão dupla com iluminação, sinalização, passeio público, ciclovia e pontos de ônibus. Com as obras, os moradores terão mais uma opção, além da Rodovia Presidente Dutra.
Atualmente, cerca de 90 profissionais atuam na execução da primeira etapa da obra, onde estão sendo realizados serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação entre a Avenida Elói Teixeira e a Rua Guilherme Weinschenk, no centro de Queimados. A segunda fase vai começar na Rua Luigi Giobbi, na Vila do Tinguá, e inclui a ligação até a Avenida Delamare, no bairro Jardim Delamare. O local faz divisa entre Queimados e Engenheiro Pedreira, distrito de Japeri.
“A busca pela mobilidade urbana é um desafio enfrentado por grandes centros no Brasil. Diante de tal cenário investir na ligação viária entre cidades representa um passo significativo para atingir este objetivo. Com esta obra, reduziremos o tempo percorrido entre os municípios de 30 minutos para apenas 10 minutos”, disse o presidente do DER-RJ, Ângelo Monteiro.
A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas. A recuperação da Avenida Beira Linha alavancará o desenvolvimento do comércio e ajudará na valorização imobiliária.
