
Foto: Assimp Meriti/Luiz Alberto
Um trabalho de alta qualidade na odontologia de São João de Meriti, com excelência comprovada e totalmente gratuito, está sendo realizado no município, por meio de parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada. A Secretaria de Saúde firmou convênio com a Odonto Clínica São Jorge e, com isso, disponibiliza aparelhos de última geração para a prática de serviços especializados como: endodontia, que é o tratamento de canal; periodontia, utilizada para cuidar de problemas na gengiva; e ortodontia, feita para corrigir a posição dos dentes e de ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Tudo isso efetuado por especialistas e realizado em um mesmo local.
Mensalmente, cerca de 2,5 mil pessoas recebem acompanhamento em uma estrutura que conta com 17 dentistas e seis auxiliares, além de uma técnica radiológica, trabalhando em cinco consultórios (no local, há também três salas de espera). O serviço de ortodontia com a colocação e manutenção de aparelhos, sem custos para o atendimento dos munícipes, somente existe em São João de Meriti e pode ser considerado o destaque entre os trabalhos realizados.
“O Sandro Matos proporcionou uma revolução no tratamento ortodôntico de São João de Meriti. Antes de ele fazer as modificações, era realizado apenas o básico do básico. Ao longo dos seus mandatos, ele foi praticando essas mudanças. Antes do Sandro (Matos) assumir, eram feitos tratamentos endodônticos (tratamento de canal) em cerca de 15 pacientes por mês. Hoje, conseguimos fazer em torno de 250 tratamentos e também são atendidos 700 pacientes em tratamento periodontal (tratamento de gengiva). Nós conseguimos salvar dentes dos cidadãos meritienses”, explicou Eduardo Ribeiro, proprietário e responsável técnico pela Odonto Clínica São Jorge.
Tratamento que transforma vidas

Foto: Assimp Meriti/Luiz Alberto
O tratamento ortodôntico, graças ao aparelho de última geração disponível na Odonto Clínica São Jorge, pode mudar o rosto de crianças que usavam chupeta ou chupavam dedo. Além disso, as correções diminuem muito os problemas respiratórios. Somente nesse serviço, há cerca de 1.800 crianças, adolescentes e jovens, entre 10 e 20 anos, realizando acompanhamento.
O procedimento para a utilização da máquina 3 em 1, que reúne todos os equipamentos de imagem necessários, começa com a triagem do paciente, onde é feita a produção de uma ficha clínica. Logo depois, um protetor (colete) de chumbo é colocado para a realização do primeiro exame, o raio-x panorâmico. Depois, é a vez de fazer a imagem no cefalométrico, importante para informar as medidas da face e ajudar no traçado da colocação dos aparelhos. E, para completar as três fases, é feita a radiografia de pulso para analisar o crescimento do paciente.
A sala onde fica instalado o aparelho importado da Finlândia (Orthopantomograph OP 300, da Instrumentarium Dental) foi totalmente preparada com argamassa especial (com chumbo) nas paredes, porta e vidro blindados.
“Esse trabalho facilita a vida dos cidadãos meritienses. São tratamentos caros que estão sendo disponibilizados pela prefeitura para crianças e adultos de São João de Meriti. Muitos adolescentes, que não teriam a mínima condição financeira, estão colocando aparelhos ortodônticos. Assim, estamos conseguindo mudar a saúde bucal deles”, revelou José Luiz Moreira Melo, coordenador de saúde bucal em São João de Meriti.
O secretário municipal de Saúde, Walter Wilmes, gosta da iniciativa. “É muito interessante esse projeto porque viabiliza aos cidadãos meritienses um atendimento dentário de qualidade e sem ônus”, diz ele.
A Odonto Clínica São Jorge funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h, na Avenida Comendador Teles, 2650, Vilar dos Teles, São João de Meriti.