
Agentes da Operação Barreira Fiscal, do Posto de Nhangapi, em Itatiaia, abordaram na noite da última quinta-feira (25), um caminhão que vinha de Pedra Bela, em São Paulo transportando 700 mil pinos utilizados para embalar porções de cocaína. Os pinos estavam depositados em 52 caixas de papelão e foram descobertos após fiscalização da carga pelos agentes da Barreira Fiscal. Segundo o motorista, o destino da carga seria o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A carga apreendida e o motorista foram encaminhados para a 99ª DP (Itatiaia).
A Operação Barreira Fiscal foi lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de apoiar a Secretaria de Estado de Fazenda na fiscalização do trânsito de mercadorias no estado e coibir a sonegação de ICMS, além de atuar na apreensão de drogas, armas, produtos pirateados e combater crimes ambientais. A Barreira Fiscal conta com cinco postos fixos de fiscalização: Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR 040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna). Além disso, uma unidade volante da Operação percorre as principais rodovias do estado.
A Operação Barreira Fiscal deu início às suas ações no dia 1º de fevereiro de 2010. Desde então, os agentes cumpriram 190 mandados de prisão. Além disso, foram feitos 12.619 registros de ocorrência por diversas irregularidades, sendo 9.010 por porte de entorpecentes. No total, foram apreendidos cerca 2.532 kg de drogas.
Desde que foi lançada a Operação Barreira Fiscal, os agentes fizeram 694 registros de pirataria, totalizando 49 toneladas de produtos ilegais. Foram apreendidas 226 armas e 5.810 munições de pequeno e grosso calibre. Vinte e cinco veículos roubados foram recuperados.