
Foto: Light/Divulgação
As ligações irregulares de energia, conhecidas como “gatos”, sobrecarregam a rede de distribuição da Light e provocam interrupções do fornecimento. Para se ter uma ideia, entre os dias 22 e 31 de janeiro de 2017, a empresa atendeu 30 mil chamados em razão de interrupções de energia. O maior número de ocorrências foi registrado justamente nas regiões onde se furta mais energia, entre elas a Baixada Fluminense.
Para combater estas fraudes, a Light aumentou em 30% o efetivo em campo nas operações de combate às ligações irregulares. Na sexta-feira (10), a companhia mobilizou 650 profissionais e realizou operações contra o furto de energia em Mesquita. O índice de acerto foi de 76%, isto é, a cada 100 clientes, 76 possuíam alguma fraude de energia. Foram realizadas, 1.569 inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais, que resultaram em 1.194 irregularidades encontradas.
Na operação, a companhia disponibilizou sua Agência Móvel de atendimento na Praça da Telemar (Praça João Luiz Nascimento, no Centro de Mesquita) para prestar serviços aos clientes, como pedido de ligação nova, segunda via de conta, análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos, transferência de titularidade, encerramento de contrato, entre outros.