Outubro Rosa é tema de palestras e prevenções

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Palestras e atividades de prevenção marcam Outubro Rosa em Nova Iguaçu Foto: Fernanda Rodrigues
Palestras e atividades de prevenção marcam Outubro Rosa em Nova Iguaçu
Foto: Fernanda Rodrigues

Mesmo após 30 anos da cirurgia de mastectomia (retirada da mama), a aposentada Maria da Conceição José Ribeiro, de 63 anos, ainda mantém o tratamento de fisioterapia mastológica, recomendado para quem teve câncer de mama e foi submetida à cirurgia para retirada total ou parcial da mama. Ela é uma das cerca de 200 mulheres atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde no ambulatório de fisioterapia mastológica da Policlínica Dom Walmor, no Centro. A fisioterapia ajuda a minimizar linfedemas (inchaço) e dores no braço, evitando até mesmo a perda de movimentos.
Na manhã de ontem, todas se reuniram para um café da manhã que marcou as ações pelo Outubro Rosa. As pacientes e a equipe, junto com as fisioterapeutas Clarice Silva de Santana e Juliana de Moraes, distribuíram panfletos informativos sobre o câncer de mama e laços rosas, símbolo mundial da campanha de prevenção à doença. A próxima atividade delas será no dia 26/10 com o primeiro encontro das “Poderosas Amigas da Mama”, grupo criado pelas próprias pacientes. O evento acontece no auditório do Centro Cultural Silvio Monteiro, em Nova Iguaçu, com palestras a partir das 9h.
“Nova Iguaçu oferece uma ampla rede de cuidado neste setor, onde as mulheres recebem, além de tratamento adequado, serviços de orientação e prevenção, com a realização de exames como a mamografia, indicado para mulheres com histórico familiar ou mulheres entre 50 e 69 anos. Quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores são as chances de cura”, destaca o secretário municipal de saúde, Dr. Emerson Trindade, lembrando que a doença pode também afetar homens. “O tumor atinge as células do tecido mamário, também presente nos homens”, esclarece.
A fisioterapia mastológica está disponível na Policlínica Dom Walmor, (Rua Dom Walmor, 234, Centro), com atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 16h. Para agendar a primeira avaliação, é necessário ter encaminhamento do mastologista, ginecologista ou oncologista e ser morador de Nova Iguaçu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!