Outubro Rosa tem programação especial na Baixada

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Em nilópolis uma caminhada será realizada no sábado (3), com concentração, às 8h no Calçadão da Mirandela
Em nilópolis uma caminhada será realizada no sábado (3), com concentração, às 8h no Calçadão da Mirandela

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. A data nasceu nos Estados Unidos na década de 1990, e desde então vem estimulando a população no controle do segundo câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), mostram que anualmente surgem cerca de 25% dos casos novos. Pensando na conscientização da população local, municípios da Baixada Fluminense irão promover palestras e exames clínicos gratuitos até 30 de outubro.

O município de Belford Roxo iniciou a campanha Outubro Rosa na manhã de ontem, na Clínica da Mulher. Serão realizados durante até o final do mês exames de prevenção e diagnóstico precoce da doença. “A Clínica da Mulher e as unidades municipais de saúde irão oferecer exames de mamografia, ginecologia, ultrassonografia e coposcopia entre outros para as mulheres belforroxenses”, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.De acordo com a prefeitura, somente no primeiro dia da ação, cerca de 500 mulheres foram atendidas. Para se consultar basta ir a unidade de saúde mais próxima com identidade, comprovante de residência e carteirinha do SUS em mãos.

 

Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, melhores serão os resultados
Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, melhores serão os resultados

Em Nilópolis, pelo segundo ano consecutivo, acontecerá a “Caminhada Pela Vida”. O evento será realizado no próximo sábado (3) pela superintendência municipal dos Direitos da Mulher, através do projeto Mulher Melhor. Segundo a superintendente dos Direitos da Mulher da cidade,Luciana Moreira, o público previsto é de 300 mulheres. “Iremos nos concentrar às 8 horas no Calçadão da Mirandela e caminharemos em direção ao Parque Natural do Gericinó”, afirmou. Conforme a superintendente, ao chegar no Parque Natural, as mulheres serão acolhidas de forma especial. “As secretarias de Cultura e Saúde irão promover palestras e exames médicos. Também terá apresentação de academias locais e serão oferecidos outros serviços para as mulheres”, declarou Luciana.

Em Japeri, o Outubro Rosa também iniciará no sábado. A partir de 8h30, na Praça Olavo Bilac, Centro de Engenheiro Pedreira, e no Centro de Japeri, acontecerão atividades diversas e uma grande ação social. Entre os dias 6 e 29 do mês, as unidades de saúde do município terão uma programação especial, sempre a partir das 9h. “Os japerienses poderão participar de palestras sobre o câncer de mama, fazer preventivo, autoexame das mamas, solicitação de mamografia para rastreamento, além de encaminhamento para mastologista nos casos suspeitos”, explicou o secretário de Saúde, Leo Peclat. Em Engenheiro Pedreira, os serviços serão oferecidos na Unidade Mista de Mucajá (6),nas Unidades Básicas de Saúde de São Sebastião (14), No Guandu (15), em Delamare (21), Vila Central(23), Alecrim e Santa Amélia(28). Em Japeri os atendimentos acontecerão UBS Chacrinha (20), Centro (21), Lagoa do Sapo (27) e Nova Belém (29).9). Os endereços de todas as unidades podem ser encontradas no site www.japeri.rj.gov.br

O prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, deu inicio a abertura da campanha Outubro Rosa no município Foto: Marcos Paulo/ PMBR
O prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, deu inicio a abertura da campanha Outubro Rosa no município
Foto: Marcos Paulo/ PMBR

Seguindo o Programa de Assistência Integral da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, os municípios irão realizar diversas atividades que tem como objetivo conscientizar sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. Em Duque de Caxias, mulheres poderão realizar exames clínicos em duas Unidades Pré-Hospitalares (UPH) da cidade. “Serão realizados em mulheres com idade de 40 a 49 anos, exames clínicos das mamas, solicitação de USG mamária e solicitação de mamografia quando necessária. Para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos serão solicitadas mamografia de rastreamento”, conforme informações da assessoria de imprensa da cidade, que realizará também uma campanha de conscientização do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Entre os dias 5 e 9 deste mês, das 9h às 13h, os exames poderão ser feitos na UPH de Campos Elíseos, e de 19 a 23, de 9h às 13h, na UPH Saracuruna.

Os especialistas não aconselham o autoexame para detectar a doença. O ideal é que a mulher procure a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame de toque. Caso haja suspeita de câncer, o médico irá encaminhar a paciente para fazer uma mamografia. Em São João de Meriti, a secretaria municipal de Saúde irá promover no dia 14, a partir das 9h, no PAM Meriti (Avenida Presidente Lincoln, s/nº – Jardim Meriti),uma p,alestra aberta ao público, de conscientização sobre o câncer de mama. “A intenção é atrair mulheres que nunca tenham realizado a mamografia para procurarem um médico e fazerem o exame. O câncer de mama tem cura sim, desde que ele seja detectado precocemente”, declarou a médica mastologista Cristina Fidalgo.

Em Paracambi, todos os 21 postos de saúde da cidade estarão com profissionais em campanha contra o câncer. “A campanha já é permanente, mas dentro do mês de outubro serão intensificadas as ações de abordar mitos e verdades sobre prevenção e detecção precoce da doença e também sobre benefícios da mamografia”, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.
Sociedade Brasileira de Mastologia: “Nenhuma mulher sem mama”

No mês em que o mundo celebra a conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM- lança o slogan “Nenhuma mulher sem mama”. O objetivo da ação é alertar a população que a cirurgia da reconstrução mamária imediata não é vaidade, mas um direito de todas as mulheres que passam pelo processo de mutilação devido ao tratamento da doença. Segundo o presidente da SBM, Drº. Ruffo de Freitas Júnior, esse deve ser o foco: a necessidade de ampliar o número de cirurgiões disponíveis para fazer a reconstrução das mamas. “A mulher brasileira não merece ficar sem acesso à reconstrução imediata”, afirmou ele. Ainda segundo ele, os efeitos de uma mutilação parcial ou total são, em 90% dos casos, devastadores. A maioria das mulheres mastectomizadas fica anos aguardando pela cirurgia. “O fator psicológico é diretamente abalado e precisamos reverter essa realidade de baixo acesso à reconstrução”, complementou o presidente da SBM.

Segundo estimativas do INCA só no Brasil serão mais de 57 mil novos casos de câncer de mama em 2015, assim como foi no ano passado. Por isso, durante o mês de outubro, as regionais da SBM irão realizar ações como corridas, exposições, palestras e mutirões com apoio das Secretarias de Saúde, ONGs e instituições de apoio a mulheres com câncer com o objetivo de repassar as formas de prevenção e tratamento, além de explicar como é feita a cirurgia da reconstrução mamária. “É importantíssimo alertar às mulheres nessas datas, já que todo o mundo está voltado para essa causa. A reconstrução imediata eleva a autoestima da mulher e, consequentemente, melhora sua qualidade de vida. Todas as mulheres têm esse direito”, alertou Dr. Ruffo, acrescentando que “tem muita vida após o câncer de mama”.

 

Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!