
Mesmo com plano de saúde, a dona-de-casa Érica de Assis Soares Godoy prefere recorrer ao SUS para manter o tratamento do filho, Lucas Soares Godoy, diagnosticado com autismo. Há cerca de um ano ela faz todo acompanhamento no Centro de Especialidade em Saúde Paul Harris, referência no tratamento para crianças de 0 a 15 anos portadoras de necessidades especiais. Este não é o único caso. Cerca de 20% dos atendimentos realizados na unidade são de pacientes com plano de saúde e outros 30% de pacientes vindos de outros municípios.
“Meu filho fazia tratamento na rede particular, mas era difícil marcar neuropediatra. Demorava muito e ás vezes nem tinha vaga na rede credenciada. Foi quando me indicaram o Paul Harris. Depois que comecei aqui, meu filho evoluiu muito e apresenta avanços significativos a cada dia. O atendimento é ótimo. Olham a gente com carinho”, afirma a dona-de-casa.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, em 2015 o Centro Especializado registrou 15 mil atendimentos. Entre janeiro a setembro deste ano, já foram 10 mil. A maior procura é para tratamentos de crianças com autismo, TDH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e paralisia cerebral.
“Cuidamos de todos os tipos de casos com portadores de necessidades especiais. Para o bom resultado, é importante tratar não como doença e sim, como uma dificuldade do paciente. Cuidamos não somente dele, mas toda família também precisa de acompanhamento e orientação constante. É preciso aceitar a dificuldade da criança para um bom resultado no tratamento”, afirma o neuropediatra Newman Nigro.
Para acolher os pacientes com mais qualidade e conforto, o Centro passou recentemente por uma reforma, ampliando o número de consultórios. Agora, conta com cinco, sendo um deles exclusivo para atendimento de fisioterapia e outro para odontologia. Entre os serviços oferecidos na unidade estão consultas como neuropediatra, terapeuta ocupacional e homemopatia. A unidade também recebe pacientes adultos com encaminhamento da rede municipal de Saúde de Nova Iguaçu para cardiologia, pediatria, clínica médica e dentista.
“A partir deste mês de novembro vamos ampliar o atendimento na fisioterapia. O acompanhamento multiprofissional em um único local é a melhor forma de dar uma assistência digna e de qualidade a estes pacientes e seus familiares”, garante o secretário municipal de Saúde, Emerson Trindade.
O Centro Especializado de Saúde Paul Harris está localizado na Rua Presidente Roosevelt, nº 526, no bairro Posse. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com consultas pré-agendadas.