
Foto: Luiz Ambrósio
Após realizar reunião de trabalho com o novo comandante do 24º BPM, o Ten. Cel. Claudio da Costa, empossado no último dia 30, o prefeito de Queimados, Max Lemos, ofereceu apoio estrutural ao batalhão para o enfrentamento à violência. Mesmo sem ter o dever constitucional e passar por um momento financeiro que preza pelo corte de gastos, o município iniciou ontem, uma série de ações afirmativas com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, entre elas: a reforma de viaturas danificadas, a reforma da cabine instalada na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro e a construção em até dois meses de uma companhia destacada da PM no bairro São Roque.
Ainda compõem o pacote de segurança, o reforço na iluminação pública em áreas prioritárias definidas pelo batalhão e informadas ao município com até 72 horas de antecedência, a reforma de outras cabinas que forem solicitadas e a ativação imediata do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) – medida que permite que os policiais militares possam trabalhar voluntariamente em seu horário de folga -. A prefeitura arcará com os custos das horas-extras dos policiais militares, que vão atuar pelo programa das 8h às 22h, de segunda a sábado.
De acordo com o prefeito Max Lemos as medidas visam reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança no município. “Colaborando com a polícia civil e oferecendo infraestrutura à PM, acredito na forte redução dos índices de criminalidade. A Prefeitura não vai se omitir e fará a parte dela, mesmo não tendo competência objetiva de traçar políticas públicas de segurança”, frisou Lemos.
Já o comandante do 24º BPM, o Ten. Cel. Claudio da Costa destacou a importância da parceria com a prefeitura para a execução dos trabalhos. “”Essa parceria é fundamental para o bom andamento de nossas atividades, proporcionando um melhor atendimento nas ocorrências e garantindo aos nossos policiais uma melhor estrutura para desempenhar o trabalho” Tenente Coronel Cláudio Costa de Oliveira.
Convocação para a Guarda Municipal
Os candidatos aprovados no último concurso público da Guarda Municipal serão chamados para a segunda etapa do processo em até 15 dias. A próxima fase será de investigação social, ou seja, apresentação de documentação para o encaminhamento para o curso de formação que terá duração de 90 dias. “Essas medidas vão permitir o trabalho maior dos policiais militares nas comunidades periféricas. Além disso, estamos buscando recursos para implantar na cidade o sistema de monitoramento com câmeras de segurança espalhado pelos bairros”, destacou o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Elias José.