Parceria promete alavancar turismo em Japeri

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O prefeito Timor e o vice-diretor do CEFET/RJ, Maurício Saldanha Motta Foto: Wanderson de Oliveira
O prefeito Timor e o vice-diretor do CEFET/RJ, Maurício Saldanha Motta
Foto: Wanderson de Oliveira

Unir forças em prol de uma mesma causa é a melhor forma de alcançar o sucesso almejado. É desta maneira que a Prefeitura de Japeri busca trabalhar. Na última sexta-feira (20), o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, assinou um convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). A parceria tem como objetivo fomentar o turismo local, apresentando os pontos turísticos do município aos cidadãos japerienses, com a participação dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Pólo CEDERJ – Nova Iguaçu.
“Japeri tem uma grande vocação para o turismo de aventura. Temos canoagem no Rio Guandu, rapel na Pedra Lisa, voo livre no Pico da Coragem, além das caminhadas na natureza do Projeto Anda Japeri, que têm atraído um número maior de pessoas a cada nova edição. Esta parceria tem tudo para ser bem sucedida”, comemorou o prefeito Timor.
O convênio do CEFET/RJ com o Poder Executivo se dará através das secretarias de Esporte, Turismo e Lazer, de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura e Pesca. O objetivo é incluir também a Secretaria de Educação nesta parceria. “As pessoas moram no município, mas não conhecem seus pontos turísticos. A ideia é buscar a Secretaria de Educação para que ela possa levar os alunos para nossas atividades turísticas, para que eles possam conhecer o que Japeri tem de bom”, explica o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Andrew Renato.
O secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Arnaldo de Oliveira, acredita que a união entre a prefeitura e CEFET/RJ, atrelada ao objetivo de fazer com que o cidadão japeriense tenha interesse em conhecer os pontos turísticos e as belezas naturais do município, serão fundamentais para a preservação da natureza. “Meio ambiente não é nada mais que o futuro. Precisamos protegê-lo hoje ou amanhã a gente vai conviver com carências, falta d’água e lixo. Não depende apenas deste convênio, mas também de convencer 100 mil japerienses que desejam e merecem qualidade de vida”, lembra.
O vice-diretor do CEFET/RJ, Maurício Saldanha Motta, participou da cerimônia de assinatura do convênio e afirmou que este é apenas o primeiro passo para que surjam novas ações e programas no município. “Entendemos que essa é nossa missão como instituição pública federal. Nossos alunos são peças vitais para que todo este desenvolvimento tenha sucesso. Este é o momento para colocar em prática tudo o que foi aprendido e entender que cada um de nós faz a diferença. Esta é a grande satisfação”, afirma o vice-diretor.
Quem compartilha da mesma opinião é a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do CEFET/RJ, Claudia Fragelli. “Acreditamos que os gestores de turismo têm o papel de agentes de transformação social, para que o turismo possa ser um vetor de desenvolvimento para o município, para a região e para o Brasil.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!