Passageiros pedem cobertura nos pontos de ônibus de Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Ponto de ônibus da Av. Cel. Francisco Soares, no Centro de Nova Iguaçu. Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Ponto de ônibus da Av. Cel. Francisco Soares, no Centro de Nova Iguaçu.
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

O longo tempo de espera nos pontos de ônibus de Nova Iguaçu parece estar cada dia mais difícil. O motivo que os passageiros alegam é a falta de coberturas nos locais, que tem se agravado ainda mais com a mudança repentina do tempo: hora faz muito sol, hora chove muito.
A equipe de reportagem do Jornal de Hoje percorreu o município, presenciou o caso e conversou com alguns usuários do transporte público. O padeiro Aías Souza, de 48 anos é um daqueles que se incomodam com o fato. Ele mora em Belford Roxo, mas que passa por Nova Iguaçu todos os dias, e garante que a situação não está nada favorável para quem depende de condução.
“O único lugar que tem cobertura é em frente à prefeitura. Todos os dias eu pego condução aqui na Via Light para ir e vir do trabalho e sofro com os dias de sol e ainda mais quando chove. Temos que arrumar uma marquise para nos proteger”, disse Aías, que ainda reclamou da falta de iluminação nas ruas e de fiscalização dos coletivos.

Ponto de ônibus da Via Light, próximo a Rua Dr. Luiz Guimarães. Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Ponto de ônibus da Via Light, próximo a Rua Dr. Luiz Guimarães.
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

A aposentada Maria Eunice da Silva, 71 anos, também reclamou da ausência de cobertura. “Eu sofro demais com todo esse sol na cabeça quando fico esperando o ônibus aqui em Nova Iguaçu. O pior é que sou obrigada a vir comprar meus remédios. Além disso, poderia ter alguns bancos também”, sugeriu a idosa que esperava um ônibus na Rua Coronel Francisco Soares, com destino a Belford Roxo.
A situação pode ser vista também na Av. Marechal Floriano Peixoto, que abriga o ponto final de dezenas de linhas de ônibus municipais. Na Estrada do Iguaçu, próximo ao supermercado Royal, também falta a tal cobertura que está sendo cobrada por todos. A auxiliar de compras Tairine de Oliveira, 21 anos, passa pelo local todos os dias no deslocamento de casa para o trabalho e disse que a cobertura faz muita falta.

Tairine de Oliveira, 21, citou diversos problemas encontrados em Nova Iguaçu Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Tairine de Oliveira, 21, citou diversos problemas encontrados em Nova Iguaçu
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

“Gostaria muito de esperar meu ônibus aqui na sombra e abrigada da chuva, mas está difícil”, lamentou.

Prefeitura está ‘correndo contra o tempo’

Em nota, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) diz saber da necessidade de instalar abrigos nos pontos de ônibus de Nova Iguaçu. “Esse assunto é prioridade para a SEMTMU e a secretaria reconhece o atraso no cronograma. Por questões técnicas, como isso envolve propaganda, é um contrato complexo, com um volume grande de recursos. Apesar de ser um contrato autossustentável, a Prefeitura não vai gastar com isso por ser custeado através de propaganda, ele está sendo estudado por conta da magnitude do processo”. A SEMTMU disse ainda que está “correndo contra o tempo” para fazer o edital e começar as contratações ainda este ano, ou seja, contratar a empresa que vai fornecer os abrigos.

 

 

 

por Erick Bello

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!