Começou ontem (22) na Galeria Mauro Azeredo da Casa de Cultura de Nova Iguaçu, situada na rua Getúlio Vargas, 51 (rua dos Cartórios), a Exposição Fotográfica – Ilustres & Anônimos, com material fotográfico de autoria do repórter-fotográfico Paulo Santos, um mestre na arte de captar a alma das imagens. A produção é de Ane Alves. O objetivo mostrar o trabalho anônimo de várias personalidades negras da Baixada Fluminense. Segundo Paulo, o projeto começou em Nova Iguaçu e percorrerá outros municípios da Região.
O “Projeto Ilustres & Anônimos” – Personalidades negras da Baixada Fluminense”, se propõe a homenagear pessoas anônimas dando visibilidade através da fotografia. São personalidades negras que exercem um papel importante no contexto social e cultural dos Municípios da Baixada Fluminense e que passam despercebidas pelas ruas das cidades. O projeto tenta com ousadia, mostrar um pouco do rico universo que é fotografar o ser humano particularizado em um segmento determinado.
O Projeto tem a intenção de contribuir para maior visibilidade às personalidades negras da Baixada, sendo esta uma camada importante da sociedade que tanto fez e faz para nosso lugar, bem como, compartilhar esse privilégio com toda a sociedade que se verá prestigiada. A exposição é itinerante, indo depois circular em outros municípios da Baixada
