
Dezenas de famílias compareceram ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Mucajá, em Japeri, na sexta-feira (18), para a pesagem obrigatória do programa Bolsa Família, do Governo Federal. Ela é importante para o acompanhamento do estado nutricional de crianças, gestantes e mulheres entre 14 e 45 anos. Este trabalho é realizado pela Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda.
Além da pesagem, a equipe do Bolsa Família faz a avaliação da caderneta de vacinação das crianças e também a aferição de estatura. De acordo com a coordenadora do programa no município, Mariana Marques de Melo, é fundamental os beneficiários façam a pesagem.
“Cerca de 7 mil famílias se enquadram no grupo daquelas que obrigatoriamente devem passar por este processo duas vezes ao ano. Quem não faz a pesagem recebe uma advertência e poderá até perder o benefício, em caso de reincidência”, explica Mariana, alertando que até o momento pouco mais de mil famílias fizeram a pesagem.
“Começamos este processo em agosto e vamos até dezembro. Apesar do baixo número, é importante ressaltar que o Governo Federal estipula meta de 30%. Vamos continuar realizando a pesagem até que todas as mulheres com idade entre 14 e 45 anos, gestantes e crianças sejam atendidas”, garante a coordenadora.
Quem esteve no CRAS Mucajá nesta sexta-feira, foi a jovem Lorrane Cristina Gomes Pereira, de 19 anos. Mãe solteira de dois filhos e com dificuldade para sustentá-los, ela conta com o apoio da família e agora do programa. “Eu ainda não era inscrita no Bolsa Família, vou começar a receber o benefício e será muito importante para que eu possa criar meus filhos”, comemora a mãe, acompanhada do pequeno Cristyan Leonel, de dois anos.
Na próxima quarta-feira (23), a equipe da SEMAST irá realizar a pesagem dos beneficiários no setor do Bolsa Família, ao lado do CRAS de Engenheiro Pedreira. Além disso, é possível fazer o procedimento diariamente nas unidades de saúde do município.