
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Um imenso ‘piscinão’ na Rua Bela Vista, no bairro Areia Branca, em Belford Roxo, está incomodando muito os moradores da região. O que mais surpreende quem passa pelo local é a ausência de chuvas nos últimos dias. A pergunta que fica no ar é: se não é água proveniente da chuva, de onde será? A resposta logo aparece quando nos aproximamos do ‘piscinão’ e sentimos um mau cheiro. A grande poça que atravessa a rua e cobre a metade da roda de qualquer veículo é, na verdade, um valão de esgoto.
De acordo com relatos de moradores, o problema vem se arrastando há alguns meses e chegou a um momento que “não dá mais para conviver com isto”. Foi o que disse a aposentada Vera Machado, de 63 anos. “Isso é um descaso do poder público. Estamos sendo obrigados a conviver com o mau cheiro e com os ratos que surgem com esse esgoto a céu aberto. Além disso, estou sendo impedida de ir e vir. Como passo para lá com essa água desse jeito?”, questionou a senhora, que utiliza muletas para se locomover e não consegue transitar sozinha.

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Outro aposentado, Laerte Cardoso Nunes, 75 anos, também está revoltado com a inércia da prefeitura em resolver o problema. “Nós pagamos nossos impostos em dia. Isso não é só um valão sobre uma rua, é um foco de doenças, de roedores, mosquitos e muito mais. Imagine quando chover o que vai acontecer… Vai tudo para dentro de casa”, disse o aposentado, um dos moradores mais antigos da Rua Bela Vista. “Quando ainda era de barro a situação não ficava tão caótica. Virou um mangue”, ressaltou.
A equipe de reportagem do Jornal de Hoje acompanhou o trânsito de pedestres, motos e veículos e comprovou a denúncia dos moradores. As motocicletas e bicicletas estão sendo obrigadas a disputar o pequeno espaço de uma das calçadas com os pedestres. Os veículos passam, mas com muito medo do que virá pela frente. Já o caso da aposentada Vera Machado está mais complicado. Como ela não consegue subir e descer degraus está impedida de descer sua calçada.
Como se já não bastasse este grande problema, também é possível ver outros dois pontos de água suja minando do chão, próximo ao tal ‘piscinão’. Os moradores acreditam que estes também sejam provenientes do mesmo problema que causou a inundação da rua. A população pede socorro.
Em nota, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Obras, informou que enviará uma equipe ao local para analisar o problema relatado e providenciar reparos necessários. Na próxima semana a equipe do JORNAL DE HOJE retornará ao local para verificar se o problema foi resolvido.
por Erick Bello – erick.bello@jornalhoje.inf.br