
O comandante-geral da Polícia Militar do Rio, coronel Wolney Dias Ferreira, promoveu mudanças em quatro batalhões e seis unidades da corporação. Dois coronéis foram transferidos para a Diretoria Geral de Pessoal (DGP) – a “geladeira” da PM. A ordem foi publicada no boletim interno da corporação desta quinta-feira. É a primeira dança das cadeiras que acontece na PM após a intervenção federal no estado. A expectativa é que novas mudanças sejam anunciadas nos próximos dias.
Entre as unidades atingidas pela medida está o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), que é responsável pelo policiamento de locais turísticos, como a Praia de Ipanema, onde ocorreram três arrastões durante o carnaval. O tenente-coronel Marcus Vinicius Porto Vieira deixa o comando do BPTur e assume o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV). Quem fica à frente do BPTur é a coronel Luciana Rodrigues de Oliveira, que estava no DGP. Já o antigo comandante do BPRV, coronel Ricardo Bakr de Souza Faria, vai para a Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI).
O coronel Marco Aurélio Santos deixa o comando do 30º BPM (Teresópolis) e assume a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC). Quem deixa a CETIC é o coronel Fabio Rocha Bastos Cajueiro, que vai para a Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS). O coronel Welste da Silva Medeiros, que estava à frente do CPROEIS, vai para o DGP.
O coronel Marcelo Pereira Rocha, que estava à frente da Controladoria da corporação, também vai para a “geladeira”. Quem assume é a coronel Andreia dos Santos Ramos, que estava à frente do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). A tenente-coronel Analy Machado Ramos, que estava no DGP, ficou com o CFAP.
O major Leonardo da Silveira Gomes, que pertencia ao 4º BPM (São Cristóvão), foi transferido para o 24º BPM (Queimados). Já o major Bruno Vieira Palma, que estava no batalhão de Queimados, vai para o 19º BPM (Copacabana). O major Luiz Sebastian Gomes Lariu, que estava no 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), vai para o Centro de Qualificação de Profissionais de Segurança (CQPS).