Policiais Civis da 52ª DP – Nova Iguaçu e 56ª D.P. – Comendador Soares, comandados pelos Delegados Andre Neves e Pedro Brasil, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, Divisão de Capturas do DOPE/São Paulo, Doutora. Ivalda Aleixo, após uma investigação visando identificar integrantes de uma quadrilha especializada na prática de furtos de telefones celulares em grandes eventos, prenderam na tarde de ontem a paulista Amanda Martins Rodrigues Da Silva, a boliviana Nancy Jhanet Apazia Quinones e o peruano Tadeo Efrain Carazas Quin, que utilizava o nome falso em nome de Marcos Antonio Quispe Carazas,Ira responder pelos crimes de Furto, Receptação, uso de documentos falsos e organização criminosa.
Após identificarem o peruano Efrain no dia 27/09/2019 atuando dentro do Rock in Rio junto com outros comparsas furtando celulares de pessoas que frequentavam o evento, policiais das mencionadas delegacias, que estavam de plantão na projeção da Polícia Civil na Cidade do Rock, iniciaram as diligências buscando localizar e identificar os demais envolvidos da quadrilha de furtadores que já atuavam de forma contumaz em locais de grande aglomeração.
Foram feitas representações por medidas cautelares no próprio Juizado do Torcedor e Grandes Eventos (JETGE), prontamente deferidas pelo Poder Judiciário, com anuência do Ministério Público. Em seguida, iniciou-se um intenso trabalho de inteligência, cruzamento de dados, monitoramento e investigação realizados pelos policiais das duas delegacias da Baixada Fluminense.
Com o decorrer das investigações, verificou-se que a quadrilha lucraria valores superiores a R$ 30.000,00 (trinta mil Reais) por dia de atuação nos grandes eventos com a prática dos furtos e posterior venda dos telefones celulares e de suas peças.
As funções dos integrantes do grupo eram bem definidas, havendo alguns comparsas especializados em distrair as vítimas, outros em subtrair os aparelhos e aqueles responsáveis por retirar o celular do local e efetuar a sua venda para receptadores.
Um dos chefes da organização, o peruano Tadeo , que utilizava o documento falso em nome de Marcos , foi detido em São Paulo, após troca de informações com Policiais Civis do Rio. A cidade de São Paulo se situa o escritório central do grupo. Com ele foi encontrado um documento falso, utilizado para evitar ser identificado durante uma eventual abordagem.
o acusado foi detido por equipe da Polícia Civil de São Paulo, logo após desembarcar na Rodoviária da Barra Funda, vindo da Rodoviária Novo Rio, na posse da carteira de identidade falsa.
A paulista Amanda e a boliviana Nancy foram presas em flagrante pela polícia civil do Rio no bairro da Lapa, na posse de diversos celulares furtados no evento Rock in Rio.
Durante as investigações a Polícia Civil do Rio descobriu que os líderes da quadrilha viajavam para cidades onde havia eventos de grande porte e aliciavam pessoas da localidade para a prática dos furtos. Muitas vezes eram utilizadas garotas de programa para auxiliarem nas subtrações dos telefones celulares. Também era comum a atuação em aeroportos do país.
Com as prisões efetuadas a Polícia Civil busca reduzir a incidência crimes dessa natureza praticados nos eventos que o Estado do Rio de Janeiro recebe e dará continuidade aos trabalhos a fim de identificar outros integrantes que compõem a quadrilha investigada.