
Uma mega operação para combater crimes de furto e roubo de veículos na Baixada Fluminense foi desencadeada na última segunda-feira (18). Denominada Operação Corte Zero, a ação contou com a participação de cerca de 150 policiais civis, entre agentes da 48ª DP (Seropédica), Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB), Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC), Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
A Operação coordenada pelo Delegado titular da 48ª DP (Seropédica), Júlio Filho, visava cumprir 36 mandados de prisão e 46 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e em algumas cidades do interior do Estado. A ação contou inclusive com a participação de peritos criminais da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).
Durante as investigações, os policiais identificaram os integrantes de uma organização criminosa especializada em furto, receptação, desmanche, venda e reutilização de peças de veículos, sendo responsável por cerca de 50% dos furtos de automóveis no Estado do Rio de Janeiro.
Vinte e três pessoas foram presas em cumprimento a mandado de prisão e outras quatro detidas em flagrante. Além disso, foram apreendidas várias peças e demais objetos de crime.