
Foto: Ivan Teixeira Jornal de Hoje
Um policial militar do 20º BPM (Mesquita) morreu na madrugada desta sexta-feira (6), após ser baleado durante uma ocorrência na Estrada da Palhada, em Nova Iguaçu. Por volta das 4h a viatura que estava o cabo PM Fabio Júlio Leite Santos, de 39 anos, foi chamada para intervir num suposto assalto no Buteco do Ponto, na Palhada, quando foi surpreendida por cinco bandidos fortemente armados que abriram fogo contra o policial. Além de matar o PM, os bandidos ainda roubaram seu fuzil.
O cabo foi atingido no peito e no rosto e chegou a ser socorrido para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, mas não resistiu aos ferimentos. Indignada com a morte do policial, mãe da vítima, Joana D’arc Leite dos Santos, de 59 anos, cobrou mais segurança para os PMs e lamentou a morte do filho. “Ele era uma pessoa boa, não falava mal de ninguém. Não sei o que vai ser da gente agora”, disse emocionada.
A vítima estava há 11 anos na PM, há quatro do 20º BPM e completaria 40 anos de idade no próximo mês. O agente deixa três filhos. A Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) foi acionada para o local e deu início às investigações.
O velório do cabo Júlio começa a partir das 5h deste sábado, na capela E do cemitério Jardim da Saudade, em Edson Passos, Mesquita. O sepultamento está previsto para as 10hs.
Acampamento da criminalidade é desmontado

Foto: Ivan Teixeira Jornal de Hoje
Em resposta ao assassinato do cabo Fábio Júlio, o comandante do 20º BPM, tenente coronel Roberto Christiano Dantas, mobilizou seus policiais para uma operação na comunidade Danon, próximo ao local do crime. Houve troca de tiros entre os bandidos e os PMs. A ação contou ainda com o apoio do helicóptero Fênix da PM. A operação terminou com um homem preso e a derrubada do acampamento utilizado por criminosos no alto da comunidade.
A equipe de reportagem do jornal de Hoje acompanhou a ação durante toda manhã de sexta-feira. Foram apreendidas barracas de camping, colchões, casacos, um botijão e um fogareiro. Também foram recuperadas uma pistola 9 mm, carregadores, duas granadas, rádios transmissores, munições de escopeta calibre 12, fardas da PM, grande quantidade de drogas e de materiais de endolação de drogas. Todo material foi encaminhado para 56ª DP (Comendador Soares) onde a ocorrência foi registrada.
O comandante Dantas acompanhou toda operação de perto e garantiu que sua equipe só irá finalizar o trabalho quando der uma resposta à família. “Não temos data para encerrar as operações. É uma pronta resposta à população desta região e aos parentes do cabo Júlio, que sempre foi um excelente profissional. Ele foi acionado e foi prontamente atender o chamado da população. Infelizmente aconteceu o pior com um de nossos homens”, disse Dantas.
Outro PM morto
Outro policial militar também na madrugada desta sexta-feira. Este outro lotado no 33º BPM (Angra dos Reis), estava de folga e foi morto após uma tentativa de assalto. Ele foi abordado no Centro de São João de Meriti e reagiu. Houve confronto. A DHBF também investiga este caso.
por Erick Bello