
Foto: Alziro Xavier
Com quase três semanas de antecedência, Nova Iguaçu sanou as exigências feitas pelo Ministério Público Federal (MPF) em relação a legislação sobre a transparência na gestão pública. Na manhã de ontem, o prefeito Nelson Bornier inaugurou o projeto “Nova Iguaçu Interativa”. A iniciativa facilitará o acesso às informações sobre a cidade e a administração pública, através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). O sistema irá funcionar no prédio da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, no Centro da cidade.
O SIC atende a lei nº12.527/2001, que fornece a qualquer pessoa dados sobre contratos, processos, salários e licitações realizadas pelo governo. Outro destaque é a instalação de um “videowall”, equipado com tecnologia ‘touchscreen’, semelhante a de celulares. Nele, são oferecidas informações turísticas, programas da prefeitura, a história do município e um vídeo institucional. Através do portal do servidor, o cidadão poderá ainda acessar serviços como emissão de contracheques. Cursos de capacitação também serão oferecidos no espaço.

Foto: Ivan Teixeira
Para Bornier, Nova Iguaçu sai mais uma vez na frente dos outros municípios. “Cumprimos com 19 dias de antecedência o Termo de Ajuste de Conduta, firmado com Ministério Público. Hoje, somos o mais transparente possível. Além disso, este local precisa chegar aos quatro cantos da cidade. Informações sobre o que Nova Iguaçu foi e é podem ser adquiridas aqui. É de grande importância que todo o cidadão frequente este local para conhecer a cidade maravilhosa que Nova Iguaçu é”, explicou. Outro ponto importante, segundo o prefeito, é essa informação chegar aos quatro cantos da cidade. “Cada cidadão de Nova Iguaçu precisa conhecer o que é mostrado aqui. Muitos pensam que conhecem a nossa cidade, mas não conhecem o nascedouro desse município. Ali poderão ver cada cantinho da cidade”, frisou Bornier.
Segundo a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Cristiane Bittencourt, foi graças ao compromisso do secretariado que o lançamento do Portal da Transparência ficou pronto antes do prazo exigido. “Não teríamos como fazer um programa a nível estadual, que é o programa de Transparência Pública, sem o apoio de todos. Graças ao comprometimento, hoje Nova Iguaçu é o primeiro município do Estado do Rio com total transparência. É um passo a frente que só foi possível com o auxílio dos nossos secretários e dos nossos servidores”, disse. Ela também frisou a importância do exercício da cidadania com as inovações tecnológicas.“A tecnologia não pode mais ser usada como barreira, ela tem que ser ponte. Esse é o objetivo: dar acesso à população para que ela possa participar da gestão pública e usufruir de tudo o que a gente oferece”, disse ela.

A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) havia enumerado seis exigências que faltavam ser sanadas no Portal: as respostas às perguntas mais frequentes; ferramenta compreensível de pesquisa de conteúdo; gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos; ferramenta para dar acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina; informações sobre procedimentos licitatórios, com editais, resultados e contratos; e informações sobre licitações abertas, em andamento e a realizar.
Os interessados em visitar o local deverão agendar a visita através dos e-mails interativa@novaiguaçu.rj.gov.br / sic@novaiguaçu.rj.gov.br. O agendamento deve conter no máximo 20 pessoas por grupo.
Comodidade e conforto para aposentados e pensionistas da Força Aérea
No prédio também passará a funcionar o setor de pagadoria da Aeronáutica, onde cerca de 3.500 aposentados e pensionistas poderão ser atendidos sem precisar se deslocar até o Centro do Rio de Janeiro. “Com o posto avançado, traremos uma série de benefícios para nossos vinculados. Colocando um posto aqui em Nova Iguaçu, poderemos atender com mais conforto aqueles nossos inativos e pensionistas”, agradeceu o coronel Roberto Alex Ramos de Assis.
Além do prefeito Bornier, estavam presentes ao evento a vice-prefeita Daniele Wienen, o secretário de governo Thiago Portela, a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Cristiane Bittencourt; a superintende estadual de Ciência e Tecnologia, Maria Cristina Lacerda; a professora Ana Inês Sousa, da reitoria da UFRJ e o coronel intendente da Aeronáutica Roberto Alex Ramos de Assis.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)