Prefeito pede socorro por saúde de Japeri

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O secretário de Saúde de Japeri, Charles Gonçalves, o prefeito Carlos Moraes e o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior

O prefeito de Japeri, Carlos Moraes, esteve ontem em Brasília para pedir ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a qualificação da Policlínica Itália Franco como UPA. A ideia é estruturar a única unidade 24 horas do município para receber mais recursos federais e poder prestar melhor serviço médico de urgência e emergência à população.
A decisão foi tomada no início da noite de terça-feira (24), durante encontro de Carlos Moraes com o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior. As UPAs, que fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, inovam ao oferecer, entre outras coisas, estrutura simplificada, como raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
O governo do estado ficou de liberar equipamentos para montagem do Centro de Imagem da cidade, com mamógrafo, aparelho de ultrassonografia, endoscopia, respirador, raio-x, camas Fowler e peças de vestuário, entre outros itens.
Carlos Moraes, que estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Charles Gonçalves, contou a Luiz Antônio Teixeira Júnior que encontrou a saúde de Japeri no CTI, totalmente debilitada, com postos de saúde e a própria Itália Franco fechados. Por isso, precisaria de uma injeção de ânimo por parte também do governo do Estado para incrementar o atendimento médico no município que ele vai governar pelos próximos quatro anos.
Além do Itália Franco, Japeri conta atualmente com a Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Umep), além de quatro Unidades Básica de Saúde (UBS), seis Postos de Saúde e uma Estratégia Saúde da Família (ESF). O secretário Charles Gonçalves disse que essas unidades estão sendo restruturadas e reabertas aos poucos.

Estado vai liberar equipamentos
Luiz Antônio Teixeira disse ainda que meta é fazer com que a Policlínica Itália Franco funcione como um ponto de atendimento de verdade, de forma especializada, 24 horas, com clínicos, pediatras, Centro de Exames e Diagnósticos, atendendo às demandas da população de maneira digna.
“Vamos apoiar no que for possível, com (fornecimento de) equipamentos, material e também ajuda no Ministério da Saúde. Precisamos recuperar a imagem da policlínica, que perdeu credibilidade diante da população por conta de seu fechamento”, observou o secretário Luiz Antônio Teixeira.
Para Carlos Moraes o encontro foi muito positivo: “Luiz Antônio Teixeira está dando grande ânimo à saúde de Japeri, que, a exemplo do país também sofre as consequências da grave crise econômica”.
“Já fui prefeito em dois outros mandatos, estou agora no terceiro, e nunca, em tempo algum, eu havia sido recebido com tanto respeito e carinho. O secretário Luiz Antônio é um jovem, aberto ao diálogo, extremamente objetivo e conhecedor profundo da questão da saúde pública no estado, especialmente da Baixada Fluminense. Esse encontro, com certeza, vai render muitos frutos para o povo de Japeri. É o pontapé inicial para o nosso governo atingir a meta de melhorarmos a saúde em nosso município”, afirmou o prefeito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!