Uma reunião realizada ontem entre o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, e representantes da Superintendência Regional do INCRA/RJ discutiu a viabilização de grandes projetos para a cidade. Através de parcerias público-privadas e da utilização de áreas que atualmente pertencem ao INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, a Prefeitura planeja a criação de quatro novos pontos fundamentais para o desenvolvimento do município, que contribuirão para a manutenção do fundo de previdência e ajudarão a garantir a aposentadoria dos servidores municipais, além de gerar emprego, renda e desenvolvimento para Caxias.
A expectativa é de que, por meio do projeto, sejam criados a nova CEASA (Central de Abastecimento do Estado), um polo industrial, um truck center, além da revitalização e a retomada do local onde, durante décadas, funcionou o aterro sanitário de Gramacho, como destacou o prefeito Washington Reis. “Estamos pedindo essas áreas que pertencem ao INCRA para a administração da Prefeitura, para o fundo previdenciário, garantindo a aposentadoria dos servidores municipais. Áreas que serão transformadas com a chegada de grandes obras para a nossa cidade”, afirmou Washington.
A nova sede da CEASA que será construída em Duque de Caxias terá um papel fundamental e estratégico na centralização e distribuição de gêneros alimentícios para todo o estado. O truck center será estruturado em um grande estacionamento, com cerca de 285 mil metros quadrados, para caminhões que recebem carga e descarregam no complexo petrolífero/petroquímico e vai oferecer serviços como abastecimento, segurança, banheiros e alimentação. O projeto irá contribuir ainda com a conservação e pavimentação das vias, além de melhorar a circulação de veículos na região.
No local onde funcionava o antigo aterro sanitário de Gramacho, a prefeitura promoverá a retomada, limpeza e recuperação do terreno e o reaproveitamento de material acumulado no solo. Futuramente, a área poderá ser explorada de inúmeras formas, como, por exemplo, por meio da construção de um porto. Na área onde será criado o polo industrial, a prefeitura planeja o desenvolvimento da CONDUQUE – Companhia de Desenvolvimento Industrial de Duque de Caxias.
O diretor de Gestão Administrativa do INCRA/RJ, Juliano Pasqual, falou da satisfação do Instituto em cooperar com o crescimento da cidade. “Nós agradecemos muito pelo convite para contribuir com o município. Essa é uma missão muito importante, até porque o município ainda precisa se desenvolver em algumas áreas e o INCRA quer e precisa colaborar com o desenvolvimento de Duque de Caxias”. Estiveram presentes na reunião, além do prefeito Washington Reis e de Juliano Pasqual, o superintendente regional do INCRA/RJ, Carlos Castilho, o deputado Estadual Rosenverg Reis e o deputado Federal Áureo.
