
O novo secretário de Agricultura e Pesca de Japeri, Reginaldo Santos, revelou que o prefeito Carlos Moraes vai investir pesado no setor agropecuário do município, de olho, sobretudo, no fomento da agricultura familiar. Aproximadamente 70% da extensão territorial do município é composta por área rural, abrangendo as regiões de Pedra Lisa, Jaceruba, Marajoara, Mutirão da Fé, Santo Antônio, Normandia, Belo Horizonte e Santa Amélia.
Ainda de acordo com o secretário, a atividade rural, em Japeri, envolve cinco assentamentos rurais, nove associações de produtores, um sindicato e duas cooperativas que cuidam dos interesses de mais de 700 agricultores familiares na cidade. Eles são responsáveis pela produção de aipim, coco, banana, quiabo, laranja, ovos, queijos entre outras culturas, além de um rebanho de 4 mil bovinos.
“Somente, em 2016, a agropecuária japeriense movimentou cerca de R$ 20 milhões”, lembrou, frisando que a agricultura familiar é responsável por oferecer alimentos saudáveis à população e favorecer o uso de práticas produtivas ecologicamente corretas, como a diversificação de cultivos e o menor uso de insumos externos e agrotóxicos.
Na semana passada, Reginaldo Santos se reuniu com o superintendente, no Rio, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Essiomar Gomes da Silva, a quem pediu apoio técnico e logístico do governo federal.
Reginaldo Santos lembrou que Japeri foi beneficiado, por emenda ao Orçamento da União, de 2013, de autoria do deputado federal Aureo Ribeiro, com o repasse de duas máquinas, uma retroescavadeira e um trator de esteira, que nunca chegaram ao município.
“Com esses equipamentos, a administração municipal pretende implantar tanques de produção de pescado junto aos pequenos produtores rurais e recuperar as estradas vicinais, muitas delas de difícil acesso”, observou o secretário. Ele disse ainda que com a recuperação da malha, o produtor terá melhores condições para o escoamento do pescado até o mercado consumidor.
O secretário anunciou também para breve a retorno da Feira da Roça, que ganhará nova estrutura e maior número de barracas, todas padronizadas. “A nossa ideia é colocar a feira para funcionar, às quintas-feiras, no Centro de Japeri, e às sextas-feiras no Centro de Engenheiro Pedreira. Estudamos ainda a possibilidade do seu funcionamento também aos sábados, quando é grande a demanda de pessoas por produtos hortifrutigranjeiros”, anunciou Reginaldo Junior.