Prefeitura inaugura Centro de Operações em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
As imagens das 76 câmeras espalhadas pela cidade podem ser vistas pelos telões instalados no CONIG Fotos: Thiago Loureiro
As imagens das 76 câmeras espalhadas pela cidade podem ser vistas pelos telões instalados no CONIG
Fotos: Thiago Loureiro

O prefeito Nelson Bornier, ao lado do secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, inaugurou, na manhã de ontem, o Centro de Operações de Nova Iguaçu (CONIG). Através de 76 câmeras espalhadas por pontos estratégicos, equipes vão monitorar 24 horas por dia o cotidiano da Cidade. Integrado a 14 órgãos, entre eles as secretarias de Obras, Defesa Civil e Ordem Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o Centro de Operações está pronto para atuar em situações de emergência.
“Logo no início do nosso governo, visitei, junto com os meus secretários, o Centro de Operações do Rio de Janeiro. Vimos de perto o funcionamento daquele centro de monitoramento. Saímos de lá focados e atrás daquilo que diz respeito a recursos junto ao Governo Federal, ao Ministério da Justiça e a contrapartida do nosso Município. E hoje estamos aqui, realizando um desejo antigo”, disse Nelson Bornier em seu discurso, durante o evento.
O prefeito ressaltou a importância da integração das secretarias municipais e de colaboradores para que o projeto saísse do papel, além de órgãos como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. “Esse trabalho não foi feito de qualquer maneira. Foram vários dedos, dedos de pessoas de nossas secretarias, de pessoas ligadas à Secretaria de Transportes, de pessoas que estudaram muito o projeto. A Polícia Militar, por exemplo, acompanhou tudo, passo a passo, e estará aqui 24 horas por dia para dar suporte no quesito segurança. Estou muito satisfeito e tudo o que fazemos é para melhorar a qualidade de vida de nossa população”, destacou Bornier.

O secretário Rubens Borborema diz que unidade funciona mesmo com queda de energia Fotos: Thiago Loureiro
O secretário Rubens Borborema diz que unidade funciona mesmo com queda de energia
Fotos: Thiago Loureiro

O Centro de Operações de Nova Iguaçu vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, serão 50 profissionais se revezando em turnos. Além disso, se houver uma queda de energia, por exemplo, o CONIG está preparado para funcionar durante três horas; tanto o Centro de Operações quanto as câmeras nas ruas. “Numa situação de apagão na cidade, eu tenho as imagens e consigo ter informações sobre o que está acontecendo nas ruas”, explica Rubens Borborema.
O Centro de Operações vai trabalhar em conjunto com equipes de campo, como Trânsito e Transporte, Defesa Civil e Ordem Pública, para gerenciar os problemas da cidade, tanto no dia a dia quanto nas emergências. “Essa integração já é feita hoje. Temos quatro motos, dois reboques, mais de 60 agentes de trânsito nas ruas, mas com o Centro de Operações facilita ainda mais o nosso trabalho em atendimento à população”, destaca o secretário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!