Prefeitura Presente chega ao bairro de Austin

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Desempregado há um ano, o casal Marcelo Xavier de Souza, de 38 anos e Jéssica Ribeiro de Araújo, 27, esteve na Rua da Recordação, na Praça do Batuta, em Austin, para conseguir uma isenção da carteira de trabalho. Com o documento, eles querem voltar ao mercado de trabalho. Após alguns minutos de espera, eles, que estavam com a pequena Marcele, de apenas oito dias de vida no colo, puderam resgatar sua dignidade.
Marcelo e Jéssica foram um dos vários moradores que buscaram diversos serviços gratuitos durante a nona edição do ‘Prefeitura Presente’, realizado nesta quinta-feira (25). O projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu tem como objetivo levar ações e serviços aos bairros mais afastados do centro comercial. “Vim conseguir a isenção de carteira de trabalho, pois fui assaltado há um ano e perdi todos os documentos. Estou desempregado e preciso sustentar também meus outros três filhos de 2, 5 e 7 anos. No momento faço apenas biscate, mas quero voltar ao mercado de trabalho o mais rápido possível”, contou Marcelo Xavier, que falou sobre o projeto da Prefeitura, que já foi realizado nos bairros de Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes, Parque Todos os Santos, Lagoinha, Cacuia e Rodilândia.
Quem esteve no local teve acesso a serviços públicos como cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, carteira de trabalho, ID Jovem e distribuição da caderneta do idoso, além reconhecimento de paternidade, isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros estados. Os moradores de Austin ainda fizeram testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, entre outros serviços.
Equipes de Superintendência de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu (Suvam) deram orientações sobre prevenção e cuidados com o caramujo africano (Malacologia), desastres naturais (Vigidesastre), água (Vigiágua) e solo (Vigiágua). Em menos de uma hora de ação social, foram distribuídas 90 senhas para a isenção de carteira de trabalho. Uma das tendas que mais tiveram procura, além da saúde, foram as do cadastramento e recadastramento do Bolsa Família.
Mãe de cinco filhos, de 3, 7, 12, 13 e 15 anos, a dona de casa Andreia Oliveira Marcolino, 36, elogiou o projeto e disse que esse tipo de ação da Prefeitura de Nova Iguaçu vai beneficiar bastante a população carente. “Morava em Magé e tive que fazer o recadastramento do Bolsa Família, pois dependo deste benefício para sustentar meus filhos. Esse tipo de ação é bacana, atinge os bairros mais distantes da cidade”, afirmou a moradora de Austin.
Márcia Maria Fernandes, 49, manteve a saúde em dia e passou por todos os serviços, como testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar. “Fica muito mais fácil quando os serviços chegam até a gente. Tirei o dia para cuidar de mim e a boa notícia é que estou saudável”, lembrou Márcia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!