
Preparar o jovem para o mercado de trabalho. Esse foi um dos objetivos do curso de qualificação promovido durante três dias pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para 20 alunos dos colégios estaduais Arêa Leão, Gustavo Barroso, Francisco Assumpção e Jardim Marilice. O secretário de Governo, Thiago Portela, fez ontem a entrega dos certificados.
A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Cristiane Bittencourt, explicou que o curso é direcionado à geração Y, que é formada por pessoas que nasceram após os anos 80 e vivenciaram os avanços tecnológicos, mas muitas delas correm o risco de não saberem lidar com as redes sociais. “O curso foi dividido em três tópicos, sendo que um dos pontos abordados foi o marketing pessoal, pois os jovens precisam entender que tudo que tá internet não é mais privado, é público. Colocar fotos de biquínis nas redes sociais, por exemplo, não é recomendável para a jovem que está buscando emprego”, concluiu, destacando que o próximo curso deverá ser aberto em abril. “Estamos também fazendo parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda para que os alunos tirem também a carteira profissional”, arrematou Cristiane Bittencourt, ao lado da professora do CIEE, Débora Braga Leite Fernandes e da coordenadora administrativa da Secretaria Municipal de Trabalho e renda, Rosi Dias.
Aluno do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Jardim, Marilice, Stéffano Baruk, 16 anos, destacou que soube do curso através da coordenadora da unidade. Ele frisou que as aulas foram importantes e irão influenciar seu comportamento daqui por diante. “Aprendi a me comportar em uma entrevista, a dialogar e ver o mercado de trabalho de outro jeito. Pretendo agora arrumar um trabalho e estudar mais para no futuro me formar em engenheiro civil”, destacou Stéffano, que mora no bairro Corumbá.