
Foto: Thiago Loureiro
Operários da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), agentes da Defesa Civil e soldados do 4º Grupamento de Incêndio passaram toda a manhã de ontem, trabalhando na limpeza do Rio das Velhas, no bairro Miguel Couto. Além do serviço de dragagem para desassoreamento do rio, o grupo retirou cerca de 50 toneladas de lixo. A ação é permanente e vem sendo realizada nos pequenos rios e canais da cidade em prevenção as enchentes provocadas através das chuvas de verão.
O secretário municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes, demonstrou indignação sobre os entulhos depositados no rio. “Muita quantidade de garrafas pet, troncos de árvores e coisas que a gente nunca imaginou ver dentro de um rio como sofá, cama e porta de geladeira. Isso é um absurdo. Uma falta de respeito com a natureza”, criticou o secretário.
Antunes destacou ainda que a prefeitura intensificou o cuidado com os rios do município, desde a enchente de 2013, quando vários bairros da periferia sofreram com os transbordamentos de rios nas enchentes das chuvas de verão. Naquela ocasião a cidade ficou em Estado de Calamidade. “De nada adianta o poder público fazer a prevenção se a população não fizer a sua parte. A colaboração de todos é fundamental. Aquele que flagrar alguém jogando lixo e entulhos nos rios pode e deve denunciar. Basta ligar para o telefone 190 ou para o número 3770-0660. Temos plantão de 24h para atender”, avisa Antunes.