
Fotos: Ivan Teixeira
Policiais da 54ªDP (Belford Roxo) prenderam na manhã da última segunda-feira, um homem acusado de extorquir de dentro de um salão de beleza, em Belford Roxo. Ele usava o local como ‘escritório’. Edson Costa de Araújo Lopes, o China, de 47 anos, deve responder pelo crime de extorsão. Policiais civis chegaram até China após uma vítima ter denunciado que pegou emprestado R$ 450 com ele sob juros de 40%, mas já havia pago mais de R$ 800. China vinha ameaçando a vítima de morte e agressão, exigindo dinheiro e até eletrodomésticos da casa da vítima, alegando que a dívida não estava paga.
Durante a investigação, os policiais descobriram que China vinha atuando na área do bairro Sargento Roncalli por mais de um ano, e que, em outros casos, se apropriou de veículos de outras vítimas, sempre com ameaças. China também utilizava o salão de beleza de sua mulher para agenciar as vítimas, servindo o local como seu escritório de agiotagem.
Na casa do suspeito, os agentes apreenderam um Honda Civic, um da marca Fiat, dois motociclistas, relógios, mais de 20 mil em dinheiro e diversas anotações de agiotagem.
Segundo o delegado titular da 54ªDP (Belford Roxo), Luiz Henrique Guimarães, as ameaças eram feitas sob a mira de arma de fogo e as cobranças até pelo WhatsApp, sempre exigindo mais e mais dinheiro, sem fim. China ficará preso pelo prazo de sua prisão temporária que é de cinco dias, tempo que a delegacia de Belford Roxo concluirá as investigações.