
Cerca de 70 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, em Cosmorama, receberam nesta terça-feira, dia 7, o certificado de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ministrado por instrutores da Polícia Militar do Rio. Crianças com idades entre 10 e 13 anos participaram de encontros semanais, receberam material didático específico e aprenderam a resistir às pressões para o uso das drogas. Outra meta do programa é estreitar o relacionamento polícia-cidadão.
“O Programa é uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las”, destacou o sargento Walteir, um dos instrutores do curso.
Já a diretora geral da escola, Claudia Lima, destacou a importância da participação dos pais no contexto geral. “A presença de vocês aqui hoje é de extrema importância para os seus filhos, que agora serão multiplicadores do que aprenderam. Estamos plantando a semente e juntos, vamos alcançar nosso objetivo de manter as crianças e adolescentes longe das drogas”, frisou.
Para o segurança Célio de Oliveira, pai de Caíque Sales de Oliveira, de 10 anos, o programa vai funcionar como um complemento de tudo que ensina para o filho em casa. “Eu converso com ele sobre as drogas e os perigos que elas representam e tenho certeza que um policial militar falando a mesma coisa na escola vai ajudar muito meu filho a assimilar tudo isso”, ressaltou.
A solenidade contou ainda com a participação do cabo Lira, da diretora adjunta Milene Nascimento, do coordenador de projetos da secretaria de Educação, Douglas Cotas e da coordenadora pedagógica, Márcia Macena.