
Foto: Wanderson Oliveira
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), promovido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, formou mais 120 alunos da rede municipal de Japeri. Ontem foi a vez dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da E.M. Pastor Aristides Arruda, no bairro Nova Belém, participarem da cerimônia de formatura. O programa é uma parceria da PM do Rio com a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Educação.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou da abertura da solenidade e parabenizou não só os formandos, mas também o policial militar Adelson de Paula, responsável por ministrar as 16 aulas do PROERD na unidade. “É um trabalho importantíssimo, pois o soldado De Paula passou sua experiência e orientou sobre aquilo que pode e não pode, despertando a consciência dessas crianças”, disse o prefeito aos alunos e também aos pais presentes.
O programa da Polícia Militar tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a violência entre jovens e estudantes. Em cada uma das 16 aulas os alunos são estimulados a pensar nas consequências das escolhas que fazem e aprendem a lidar com pressões de grupos e identificar a melhor alternativa. Para isso, o PROERD promove a cultura de paz através de ações educacionais.
Antes de entregar os certificados de conclusão do curso aos alunos da E.M. Pastor Aristides Arruda o soldado De Paula mostrou-lhes seu próprio certificado, obtido em 1995, quando ainda era um jovem estudante. “Quem foi proerdiano sabe a importância que isso tem na vida de uma criança. O PROERD vai além da polícia, ele alcança as famílias, é uma forma de mostrar para a sociedade que existem pessoas que ainda acreditam no futuro das nossas crianças. Que esta semente aqui plantada venha a dar bons frutos para que vocês sejam bons profissionais e bons cidadãos”, disse De Paula.