
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Cerca de 200 professores da rede municipal de Belford Roxo, fizeram ontem de manhã, uma manifestação em frente à prefeitura para reivindicar o pagamento do salário do mês de agosto. Segundo os profissionais, a remuneração que deferia ser efetuada no quinto dia útil de cada mês, está sendo depositada com atraso. Além disso, eles reclamam que em várias escolas não há profissionais de auxiliar de limpeza.
De acordo com os manifestantes, muitos acabam exercendo a função de auxiliar de serviços gerais, acumulando dupla função. Os professores alegam que no mês passado, uma comissão foi atendida pelo secretário de Fazenda, Jorge Luiz Pinto da Silva. Ele teria alegado que o dinheiro no caixa da prefeitura seria insuficiente para pagar aos funcionários, mas a categoria rebateu. Eles afirmam que a verba vem direto do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Os profissionais de educação afirmaram que vão se reunir hoje em assembleia para decidir se deflagram uma greve por tempo indeterminado. Durante o protesto, eles levaram cartazes contra a prefeitura, entretanto não houve confusão. A manifestação foi pacífica.