Servidores da Educação de Mesquita aproveitaram o último sábado, que foi letivo, para se vacinarem contra a febre amarela e a influenza (gripe) na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma equipe da Unidade Básica de Saúde de Edson Passos compareceu à escola e disponibilizou vacinas para as duas doenças entre 8h e 11h.
No total, foram aplicadas 50 doses de vacina contra a influenza e 30 contra a febre amarela. Vale lembrar que a vacina contra a febre amarela é recomendada para quem vai viajar para as áreas de risco de contaminação, visto que que Mesquita não tem identificação de casos da doença. A vacinação está sendo feita no CMS Paraná (segunda e sexta, a partir das 13h) e das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde BNH (terça-feira), Vila Emil I (Parque Ludolf, quarta-feira) e Edson Passos (quinta-feira).
Já a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) termina no dia 9 de junho. Em Mesquita, 18 unidades de saúde estão à disposição da população para a vacinação. O atendimento é das 8h às 17h. A equipe do Serviço de Imunização, da coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para que os moradores não percam o prazo. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário.
Podem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (doença crônica respiratória, cardíaca, renal, hepática ou neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias) e trabalhadores da saúde. Este ano os professores das escolas públicas e privadas foram incluídos no grupo de vacinação. Também podem ser vacinados povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.