Na tarde desta segunda-feira, dia 2 de outubro, Mesquita ganhou mais um reforço na segurança pública com a inauguração da base do programa “Bairro Presente”. A cerimônia contou com a presença de autoridades políticas, como o prefeito e o vice-prefeito de Mesquita, Jorge Miranda e Ricardo Lucena, respectivamente, e reuniu oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O equipamento foi apresentado à população por integrantes do 20° Batalhão de Polícia Militar, localizado em Mesquita. Com o objetivo de promover o conceito de polícia de proximidade, a instalação possui 10 agentes fixos e oito voluntários e funcionará 24h por dia, com dois turnos divididos por 12h.
Para a abertura do evento, a banda marcial da Polícia Militar realizou uma performance instrumental e os presentes cantaram o hino nacional. Além disso, a ocasião teve participação do major e capelão Gomes, que proferiu palavras de fé e esperança e abençoou o local. A proposta da segurança de prevenção é alcançar diretamente a comunidade, abrangendo os estabelecimentos comerciais, espaços religiosos e as instituições de ensino. Para isso, a base dispõe de três viaturas. A ideia é que duas circulem pela cidade e a outra fique à disposição, no próprio equipamento.
“Mais do que somente prevenção, a instalação chega a Mesquita para reforçar o estreitamento de laços. As equipes de policiais militares atuarão em módulos, tendo o contato direto com a população local”, celebra o secretário municipal de Governança, Fabio Baiense de Souza.
A população pode entrar em contato com a equipe do programa “Bairro Presente” pelo WhatsApp (21) 99892-1025. Através desse canal, por exemplo, munícipes realizam denúncias ou apontam locais que, talvez, precisem de um reforço na segurança.
“O Cosmorama é um bairro com grande demanda populacional e, por conta disso, entendemos a necessidade de mais políticas públicas de segurança para essa região e proximidades. Queremos construir laços de cooperação entre a Polícia Militar e a sociedade do bem” conta o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.