Programa Jovem Aprendiz é tema de encontro em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Na quarta-feira (17) o Senac RJ e o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani) irão apresentar o Programa Jovem Aprendiz para as empresas da Baixada Fluminense. A ideia é divulgar a Lei da Aprendizagem e os processos de contratação e capacitação de jovens aprendizes. O evento está marcado para as 9h30, no auditório do Sincovani. Mais informações e inscrições: jovemaprendiz@rj.senac.br ou pelo telefone (21) 2667-3478.

O Programa Jovem Aprendiz do Senac RJ auxilia empresas a cumprir a Lei de Aprendizagem. A instituição oferece capacitação gratuita aos jovens aprendizes selecionados em diversas áreas, conforme o setor de atuação da empresa, como Gestão (Serviços Administrativos e Serviços de Vendas), Hospitalidade (Serviços de Restaurante, Serviços de Lanchonete e Serviços Hoteleiros), Tecnologia da Informação (Operação e Manutenção de Equipamentos de Informática), Saúde (Recepção de Serviços de Saúde) e Design (Ourivesaria).
“Os cursos visam atender à crescente demanda por aprendizes nesses setores no estado. Nas aulas, os alunos aprendem rotinas específicas desses segmentos e se tornam aptos a atuar em diversas áreas dentro das empresas contratantes”, afirma a gerente do programa, Rosane Masiero. Para atender a alta demanda por esses profissionais na Baixada Fluminense, o Senac RJ possui uma unidade exclusiva para o Programa Jovem Aprendiz em Nova Iguaçu e também são oferecidas turmas em diversas localidades no interior do estado, como Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos, Itaperuna, Nova Friburgo e Resende. Os cursos também podem ser conduzidos in company, dentro das empresas contratantes.

O Programa Jovem Aprendiz do Senac RJ existe desde 1946 e a instituição é líder na formação de jovens aprendizes no estado do RJ. Em 2014, mais de 15 mil alunos foram atendidos, o que representa crescimento de 15% em relação ao ano anterior. O Programa tem se mostrado efetivo na inserção desses jovens no mercado de trabalho, registrando índice de 61% na empregabilidade dos egressos.
Atualmente, o Senac RJ capacita aprendizes para mais 1 mil empresas do estado do Rio de Janeiro, entre elas Amil, Supermercados Guanabara, Supermercados Mundial, Carrefour, Peixe Urbano, C&A, Leader Magazine e Windsor Hotéis. Apenas em 2014, 300 novas empresas encaminharam jovens para os cursos da instituição, que são gratuitos tanto para as empresas quanto para os alunos.
Lei da Aprendizagem
O Programa Jovem Aprendiz visa contribuir para o ingresso no mercado de trabalho de jovens entre 14 e 24 anos. Os alunos são selecionados e encaminhados ao Senac RJ para capacitação por empresas do setor de Comércio, Serviços e Turismo, em cumprimento à Lei de Aprendizagem. Dentro da empresa contratante, como funcionários, eles têm horas dedicadas à prática profissional e a oportunidade de identificar suas aptidões e iniciar sua trajetória profissional. Paralelamente, recebem capacitação na instituição de ensino técnico.
Segundo a Lei de Aprendizagem, todas as empresas de médio e grande portes devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% de seu quadro de colaboradores. O programa Jovem Aprendiz do Senac RJ existe desde 1946, ano da criação da entidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!