Na quarta-feira (17) o Senac RJ e o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani) irão apresentar o Programa Jovem Aprendiz para as empresas da Baixada Fluminense. A ideia é divulgar a Lei da Aprendizagem e os processos de contratação e capacitação de jovens aprendizes. O evento está marcado para as 9h30, no auditório do Sincovani. Mais informações e inscrições: jovemaprendiz@rj.senac.br ou pelo telefone (21) 2667-3478.
O Programa Jovem Aprendiz do Senac RJ auxilia empresas a cumprir a Lei de Aprendizagem. A instituição oferece capacitação gratuita aos jovens aprendizes selecionados em diversas áreas, conforme o setor de atuação da empresa, como Gestão (Serviços Administrativos e Serviços de Vendas), Hospitalidade (Serviços de Restaurante, Serviços de Lanchonete e Serviços Hoteleiros), Tecnologia da Informação (Operação e Manutenção de Equipamentos de Informática), Saúde (Recepção de Serviços de Saúde) e Design (Ourivesaria).
“Os cursos visam atender à crescente demanda por aprendizes nesses setores no estado. Nas aulas, os alunos aprendem rotinas específicas desses segmentos e se tornam aptos a atuar em diversas áreas dentro das empresas contratantes”, afirma a gerente do programa, Rosane Masiero. Para atender a alta demanda por esses profissionais na Baixada Fluminense, o Senac RJ possui uma unidade exclusiva para o Programa Jovem Aprendiz em Nova Iguaçu e também são oferecidas turmas em diversas localidades no interior do estado, como Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos, Itaperuna, Nova Friburgo e Resende. Os cursos também podem ser conduzidos in company, dentro das empresas contratantes.
O Programa Jovem Aprendiz do Senac RJ existe desde 1946 e a instituição é líder na formação de jovens aprendizes no estado do RJ. Em 2014, mais de 15 mil alunos foram atendidos, o que representa crescimento de 15% em relação ao ano anterior. O Programa tem se mostrado efetivo na inserção desses jovens no mercado de trabalho, registrando índice de 61% na empregabilidade dos egressos.
Atualmente, o Senac RJ capacita aprendizes para mais 1 mil empresas do estado do Rio de Janeiro, entre elas Amil, Supermercados Guanabara, Supermercados Mundial, Carrefour, Peixe Urbano, C&A, Leader Magazine e Windsor Hotéis. Apenas em 2014, 300 novas empresas encaminharam jovens para os cursos da instituição, que são gratuitos tanto para as empresas quanto para os alunos.
Lei da Aprendizagem
O Programa Jovem Aprendiz visa contribuir para o ingresso no mercado de trabalho de jovens entre 14 e 24 anos. Os alunos são selecionados e encaminhados ao Senac RJ para capacitação por empresas do setor de Comércio, Serviços e Turismo, em cumprimento à Lei de Aprendizagem. Dentro da empresa contratante, como funcionários, eles têm horas dedicadas à prática profissional e a oportunidade de identificar suas aptidões e iniciar sua trajetória profissional. Paralelamente, recebem capacitação na instituição de ensino técnico.
Segundo a Lei de Aprendizagem, todas as empresas de médio e grande portes devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% de seu quadro de colaboradores. O programa Jovem Aprendiz do Senac RJ existe desde 1946, ano da criação da entidade.