
Fotos: (Assimp Meriti/Divulgação)
O projeto social desenvolvido pela Guarda Civil Municipal de São João de Meriti, desenvolvido para atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulneráveis ao assédio do tráfico de drogas, será usado como exemplo na Europa. Integrantes da equipe de trabalho da Escola Viden Djurs (Brazil Football College), da Dinamarca, visitaram a corporação meritiense e ficaram encantados com a funcionalidade do Projeto Lutando Por Vidas (LPV), desenvolvido para atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulneráveis ao assédio do tráfico de drogas.
“Foi uma visita extremamente importante. É o reconhecimento internacional do nosso projeto social. O trabalho realizado na Guarda Civil Municipal de São João de Meriti será usado como exemplo na Escola Viden Djurs. É uma aproximação para conseguirmos apoio e intercâmbio com a escola dinamarquesa”, o comandante da Guarda Civil Municipal de São João de Meriti, Worton Câmara Junior.
A vinda de profissionais dinamarqueses, conduzida pela ex-Guarda Civil Municipal de São João de Meriti, Bianca Alves, teve como finalidade principal a troca de informações. Atualmente ocupando o cargo de professora adjunta na Escola Viden Djurs, Bianca fez parte da corporação meritiense há cerca de dez anos. Ela trabalhava diretamente com crianças, atuando no Programa Ronda Escolar.
A Escola Viden Djurs, localizada na cidade de Grenaa, na Dinamarca, é uma instituição pública, de nível médio, com uma linha de economia internacional voltada ao Brasil e com o futebol como esporte. Os alunos dinamarqueses aprendem, no decorrer de três anos, sobre a história, sociedade, política e economia brasileira, além de treinar futebol com uma equipe de treinadores brasileiros.
O Projeto Lutando Por Vidas foi criado pelo mestre Jorge Turco. Realizada também em outros lugares, a parceria com a Guarda Civil Municipal de São João de Meriti gera atividades para cerca de 400 crianças e adolescentes. Na sede da corporação meritiense, os interessados podem escolher entre quatro tipos de lutas: kung fu, luta livre, muay thai e taekwondo. A ginástica aeróbica, que deve fazer o interesse das meninas crescer ainda mais, será a próxima modalidade na lista.
As aulas no LPV são gratuitas, mediante a apresentação de boas notas escolares. Para alunos com idade entre cinco e 17 anos, os responsáveis devem ir ao local para fazer a inscrição. Os treinos são realizados sempre no período contrário aos das aulas. Cada modalidade tem seu dia e horário determinado, na parte da manhã, tarde e noite.